Percepções de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT <br> Perceptions of young students on the financial education: a study in Barra do Garças-MT

Authors

  • Felipe Deodato da Silva e Silva Professor de Economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Barra do Garças http://orcid.org/0000-0001-9445-9493
  • Natália Valadão Escorisa Estudante do Curso Técnico em Comércio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Barra do Garças

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p179-196

Keywords:

Educação Financeira na escola, ENEF, alfabetização financeira.

Abstract

Vários estudos tem mostrado como a educação financeira é importante para o bem-estar dos indivíduos e, por isso, deve ser inserida nas escolas. O objetivo desse trabalho foi registrar a percepção dos alunos sobre a educação financeira nas escolas. Para isso, foi realizado um minicurso com assuntos básicos de gestão de finanças pessoais com alunos do Ensino Fundamental. Em seguida, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação ao minicurso. O formato e o tempo do minicurso foram considerados adequados para o conteúdo ensinado. Em relação à temática, ela foi importante para a reflexão do comportamento financeiro e serviu para iniciar o debate de finanças com a família. Por fim, os alunos fizeram diversas sugestões para aprimorar as intervenções de educação financeira na escola.


The financial education at school has been considered relevant to the formation of individuals and their welfare. The goal of this paper was to register the student’s perceptions about financial education at school. Thereunto, it was accomplished a short course with basic topics of personal finances with young students of Fundamental Education at three schools in Barra do Garças, Mato Grosso. Then, it was gathered information upon students perceptions related to short course. The format and the course time load were considered adequate to topics taught. In relation to financial education, this topic was important to financial behavior reflection and was useful to initiate the family financial debate. Lastly, the students made several suggestions to improve the interventions of financial education at school.

 

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Author Biography

Felipe Deodato da Silva e Silva, Professor de Economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Barra do Garças

Formado em Economia e Contabilidade pela UFMT, mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela UFMT, doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/UnB e professor do IFMT.

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Published

2017-04-26

How to Cite

SILVA E SILVA, F. D. da; ESCORISA, N. V. Percepções de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT &lt;br&gt; Perceptions of young students on the financial education: a study in Barra do Garças-MT. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i1p179-196. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31177. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos