Comunidades de Prática como contexto para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística <br> Communities of Practice as context for professional teacher development in Statistics Education

Authors

  • Everton José Goldoni Estevam UNESPAR-PR
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino UEL

Keywords:

Cultura Estatística, Educação Estatística, Aprendizagem Profissional, Formação de Professores de Matemática.

Abstract

Resumo

Neste artigo problematizamos a seguinte questão: “Que contributos contextos de Comunidades de Prática (CoPs) podem oferecer para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística (DPDEE)?”. Para tanto, apresentamos uma compreensão de DPDEE e discutimos elementos emergentes na trajetória de empreendimentos de uma CoP de Professores de Matemática que foram contributivos para o tal desenvolvimento. Esses empreendimentos consistiram na análise de tarefas e de vídeos de uma aula, ambos permeados pela perspectiva do Ensino Exploratório de Estatística. Os resultados sugerem que o DPDEE pode emergir da articulação daquilo que se desenvolve nos empreendimentos às práticas desempenhadas pelos professores em sua ação cotidiana. Desse modo, as CoPs se apresentam como contextos férteis à incorporação da Educação Estatística como uma cultura de investigação.

 

Abstract

In this article we discuss the issue: “What contributions Communities of Practice (CoP) contexts can provide for Professional Teacher Development in Statistics Education (PTDSE)?”. Therefore, we present a PTDSE comprehension and discuss emerging elements in course of enterprises within a Mathematics teachers CoP that have contribution for such development. These enterprises involved task analysis and class videos, both permeated by Inquiry-Based Teaching in Statistics. The obtained results suggest that PTDSE can emerge from joint of what develops in the enterprises to daily teacher practices. That way, CoPs come forward fertile contexts for incorporation of Statistics Education as a culture inquiry.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Everton José Goldoni Estevam, UNESPAR-PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL-PR, Professor do Colegiado de Matemática – UNESPAR-PR

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, UEL

Doutora em Educação – USP-SP, Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

References

BALDINI, L. A. F. Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do Software GeoGebra. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

BATANERO, C. et al. Errors and difficulties in understanding elementary statistical concepts. Intenational Journal of Mathematics Education in Science and Technology, v. 25, n. 4, p. 527-547, 1994.

BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de posición central. UNO, n. 25, p. 41-58, 2000.

BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Ed.). Teaching Statistics in School Mathematics - Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. London: Springer, 2011.

BELINE, W. Formação de professores de matemática em comunidades de prática: um estudo sobre identidades. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

BISHOP, A.; GOFREE, F. Classroom organization and dynamics. In CHRISTIANSEN, B.; HOWSON, A.; OTTE, M. (Eds.). Perspectives on mathematics education. Dordrecht: D. Reidel, 1986. p. 309-365.

CALDEIRA, J. S. Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemática. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2010.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.

CHAPMAN, O.; HEATER, B. Understanding change through a high school mathematics teacher’s journey to inquiry-based teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, v.13, n.6, p.445-458, 2010.

CYRINO, M. C. C. T. As várias formas de conhecimento e o perfil do professor de Matemática na ótica do futuro professor. 2003, 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

CYRINO, M. C. C. T. Mathematics Teachers’ Professional Identity Development in Communities of Practice: Reifications of Proportional Reasoning Teaching. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n, 54, p. 165-187, 2016.

CYRINO, M. C. C. T.; CALDEIRA, J. S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 373-401, 2011.

CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Ensino Exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam Matemática. In: CYRINO, M. C. C. T. (Org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática:elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 2016. p. 19–32.

ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016.

ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, p.166-191, 2015.

FERREIRA, R. T.; OLIVEIRA, H.; CYRINO, M. A discussão na aula de matemática a partir da análise de um caso multimédia na formação inicial de professores. In: PONTE, J. P. (Org.) Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IE/UL, 2014. p. 491-512.

GAL, I. Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.

GARCIA, T. M. R. Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. 164 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GRAVEN, M. Teacher Learning as Changing Meaning, Practice, Community, Identity and Confidence: the story of Ivan. For the Learning of Mathematics, Kingston, v. 23, n. 2, p. 25-33, jul. 2003.

JACOBBE, T.; CARVALHO, C. Teachers’ Understanding of Averages. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Ed.). Teaching Statistics in School Mathematics - Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. London: Springer, 2011. p. 199-209.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

NAGY, M. C. Trajetórias de aprendizagem de professoras que ensinam matemática em uma Comunidade de Prática. 2013. 197f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2013.

NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista FAEEBA, v. 23, n. 41, p. 149-163, 2014.

NCTM. Normas Profissionais para o Ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE, 1994.

OLIVEIRA, H. M. A. P.; CYRINO, M. C. C. T. Formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: Narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v.18, p.104-130, 2011.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, v. 22, n. 2, p. 29-53, 2013.

OLIVEIRA, L. M. C. P. de. Aprendizagens no Empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional. 2014. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IE/UL, 2014. p. 13-30.

SOWDER, J. T. The Mathematical Education and Development of Teachers. In: LESTER, F. K. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. North Carolina: Information Age Publishers, 2007. p. 157-223.

STEIN, M. K. et al. Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.

STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 3, n. 4, p. 268-275, 1998.

STRAUSS, S.; BICHLER, E. The development of children’s concepts of the arithmetic average. Journal for Research in Mathematics Education, v. 19, p. 64-80, 1988.

TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio de observação e o desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de matemática em formação inicial. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 599-622, 2014.

WATSON, J. M.; MORITZ, J. B. The beginning of statistical inference: Comparing two data sets. Educational Studies in Mathematics, v. 37, p. 145-168, 1999.

WENGER, E. Communities of Practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, E.; McDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Published

2017-01-15

How to Cite

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. de C. T. Comunidades de Prática como contexto para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística &lt;br&gt; Communities of Practice as context for professional teacher development in Statistics Education. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31485. Acesso em: 22 nov. 2024.