O Exame Nacional do Ensino Médio e a Construção do Letramento e Pensamento Estatístico <br> The National Exam of Secondary Education and the Construction of Literacy and Statistical Thinking

Authors

  • Fernanda Angelo Pereira UFF
  • Fabiano dos Santos Souza UFF

Keywords:

Educação Estatística, Pensamento Estatístico, Letramento Estatístico, ENEM

Abstract

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso, que teve por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. A base teórica de Gal (2002), Silva (2007), Watson e Callinghan (2003) permitiram: analisar, avaliar e classificar os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico e se os conteúdos de Estatística identificados nas questões estão promovendo a construção do Pensamento e do Letramento Estatístico. Podemos, assim, afirmar que há indícios que o ENEM aborda parcialmente as habilidades de sua matriz de referência. Na análise se evidencia, também, o fato de que a maioria das questões não ultrapassa o nível inconsistente, ou seja, aquele em que o aluno demonstra usar as ideias de Estatística e consegue obter algumas conclusões sem justificativas.


Abstract

 This article is an extract of a research conclusion of course, which aimed to show how it is being evaluated the teaching of statistics through the National Exam of Secondary Education (ENEM), in the period 2009 to 2015, from the perspective of the construction of thought and statistical literacy. The theoretical basis Gal (2002), Silva (2007), Watson and Callinghan (2003) used to: analyze, evaluate, sort the levels of thought and statistical literacy and if the contents of statistics identified the issues are promoting the construction of thought and of statistical literacy. We can, therefore, say that there is evidence that the ENEM discusses some of the abilities of your array of reference. The analysis is evident, also, the fact that most the issues do not exceed the level inconsistent, i.e., one in which the student demonstrates using the ideas of statistics and get some conclusions without justification.


Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fernanda Angelo Pereira, UFF

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF/INFES; Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil

Fabiano dos Santos Souza, UFF

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense/UFF; Professor do Mestrado em Ensino do PPGEn/UFF/INFES; Pesquisador do PEAMAT da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

References

ALMEIDA, Cátia Cândida de. Validação de um instrumento de Letramento Estatístico. Rio Claro, SP, 2008. Disponível em: <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ ebrapem2008/upload/150-2-Agt9_almeida_ta.pdf >. Acesso em 10 de agosto de 2015.

_______. Análise de um instrumento de Letramento Estatístico para o Ensino Fundamental II. Programa de Pós-Graduação da Universidade Bandeirante de São Paulo. Mestrado em Educação Matemática. São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.uniban.br/pos/educamat/pdfs/teses/anteriores/catia.pdf >. Acesso em 25 de novembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM: documento básico. Brasília: INEP, 2000.

_______. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Brasília: MEC, 1998.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNEM – Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais - ciência da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM: documento básico. Brasília: INEP, 2002.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Matriz de referência para o ENEM. Brasília: INEP, 2009.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio: Edital nº 10 de 14 de abril de 2016. Brasília: INEP, 2016.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

CASTRO, Maria H G; TIEZZI, Sergio. A reforma do Ensino Médio e a implantação do ENEM no Brasil. São Paulo, SP. 2004. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br

/simon/desafios/4ensinomedio.pdf >.Acesso em 29 de abril de 2015.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, Educação estatística e os livros didáticos para ensino médio. Educação Matemática em Foco. EDUEPB, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 69-86, jan-jun 2013.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; SOUZA, Fabiano dos Santos. Aprendizagem da Estatística e o uso de ambientes computacionais: Uma análise didática de programas para construção de gráficos estatísticos. In: Atlas do VII CIBEM. Montevideo, Uruguai. 2013.

_______. Potencialidades do Uso do Geogebra e do R na Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos. In: Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva, (organizadoras). Curitiba: CRV, 2015.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.

GAL, Iddo. Adult’s Statistical literacy: Meanings, Components, Responsabilities. International Statistical Review, n. 70, 2002.

GOULART, Amari, COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Letramento Estatístico e o Exame Nacional de Ensino Médio. Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM 2015. México. Disponível em: < http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/980/572 >. Acesso em 22 de setembro de 2015.

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Fundamentação Teórico Metodológica. Brasília, 2005. Disponível em < http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos >. Acesso em 02 de maio de 2015.

_______. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Relatório Pedagógico 2009 - 2010. Brasília, 2013. Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/relatorios_pedagogicos/relatorio_pedagogico_enem_2009_2010.pdf >. Acesso em 02 de maio de 2015.

LOIOLA, Léia de Melo. Breve Histórico do termo Competência. Revista Helb, Brasília, DF, ano 7, n. 7, jan de 2013.

MADAUS, George. KELLAGHAN, Thomas. Models, metaphors, and definitions in evaluation. In: Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. Daniel Stuffebeam, George Madaus (Eds.). 2nd Edition, p. 19- 32. Dordrecht: Kluwer. 2000.

PEREIRA, Fernanda Angelo. Avalição de Estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. Monografia (Graduação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, 2016.

SÁ, Daiane Lemos de. SILVA, Mauren Porciúncula Moreira da. SAMÁ, Suzi. Análise do Letramento Estatístico de Estudantes Concluintes do Ensino Médio. In: Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva, (organizadoras). Curitiba: CRV, 2015.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Rio de janeiro: Vozes, 1995.

SANTOS, Bárbara Ferreira. et al. ENEM já é o único vestibular para 48 das 63 federais. Estadão. 09 de nov. de 2014. Disponível em:< http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,enem-ja-e-o-unico-vestibular-para-48-das-63-federais,1590097 >. Acesso em 03 de nov. 2015.

SANTOS, Julio S.; CORTELAZZO, Ângelo L. Os conteúdos de Biologia Celular no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Campinas, SP. 2012. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1658 >. Acesso em 29 de abril de 2015.

SILVA, Cláudia B. Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. São Paulo, SP. 2007. Disponível em: < http://iase-web.org/documents/dissertations/07.Silva.Dissertation.pdf >. Acesso em 29 de abril de 2015.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed., Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.

WATSON, Jane M.; CALLINGHAM, A. Rosemary. Statistical literacy: a complex hierarchical construct. Statistical Education Reasearch Journal, New Zealand, v. 2, n. 2, p. 3-46, 2003. Disponível em: < http://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ2(2)_Watson_Calling ham.pdf >. Acesso em: 25 novembro 2015.

Published

2017-01-15

How to Cite

PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. dos S. O Exame Nacional do Ensino Médio e a Construção do Letramento e Pensamento Estatístico &lt;br&gt; The National Exam of Secondary Education and the Construction of Literacy and Statistical Thinking. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31486. Acesso em: 22 nov. 2024.