Números racionais e estrutura algébrica corpo: problematizando o currículo da formação inicial de professores de matemática <br> Rational numbers and algebraic structure of field: problematizing the curriculum of mathematics teacher education

Authors

  • Henrique Rizek Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p182-208

Keywords:

Educação Matemática, Currículos da Licenciatura em Matemática, Números racionais, Estrutura algébrica corpo

Abstract

O objetivo do presente artigo é problematizar o espaço dado aos números racionais e à estrutura algébrica corpo em currículos de cursos de Licenciatura em Matemática e propor uma alterativa para repensar o lugar dessa estrutura algébrica na formação inicial de professores. Com base na metodologia da análise documental, investigamos as ementas de disciplinas obrigatórias de 14 cursos de diferentes regiões do Brasil e pudemos depreender que a maioria das ementas traz a estrutura algébrica corpo dentre os conteúdos a serem contemplados em seus cursos. No entanto, por outro lado, há uma certa negligência com os números racionais em alguns desses cursos. Como um dos resultados de nossa pesquisa, propomos uma sequência de tarefas que sugere a reorganização dos papeis dos números racionais e da estrutura algébrica corpo na formação inicial de professores.

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Published

2017-12-30

How to Cite

ELIAS, H. R.; SAVIOLI, A. M. P. das D.; RIBEIRO, A. J. Números racionais e estrutura algébrica corpo: problematizando o currículo da formação inicial de professores de matemática &lt;br&gt; Rational numbers and algebraic structure of field: problematizing the curriculum of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 182–208, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p182-208. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33081. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Finalizada - Currículo e Educação Matemática