Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica<br>Straight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices

Authors

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216

Keywords:

ambientes de geometria dinâmica, dispositivo móvel, retas paralelas, transversal, ensino fundamental.

Abstract

Aqui se apresentam contribuições e desafios de duas tarefas com discentes do 8.º ano do Ensino Fundamental, dentro de uma pesquisa sobre o aprendizado de retas paralelas cortadas por uma transversal no GeoGebra, com manipulações na tela dos smartphones dos estudantes. Os dados resultaram de gravação em áudio e vídeo; captura de telas do dispositivo, registros escritos e diário do pesquisador. Os estudantes ampliaram sua visão de propriedades e relações geométricas, e o uso de smartphones permitiu observar elementos articulados à exploração e à manipulação das retas construídas. A tela pequena do smartphone dificultou a visualização de propriedades.

Here are presented contributions and challenges of two tasks with students 8th grade primary school, in a research concerning learning of parallel lines intersected by a transversal line in GeoGebra, with handling on the screen of students' smartphones. The data resulted from audio and video recording; screenshot of device, written records and journal of the researcher. The students broadened their vision of geometric properties and relations, and the use of smartphones allowed to observe elements articulated to the exploration and the manipulation of the constructed lines. The small smartphone screen made it difficult to view properties.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARZARELLO, F. et al. A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments. ZDM, v. 34, n. 3, p. 66-72, 2002.

BAIRRAL, M. A. Tecnologias da informação e comunicação na formação e educação matemática. Seropédica: EDUR, 2009. 112p. (Série InovaComTic, v.1).

______. Licenciandos em matemática analisando o comportamento de pontos notáveis de um triângulo em um ambiente virtual com GeoGebra. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis.

BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015a.

______. Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen. RBECT, v. 8, n. 4, p. 39-74, 2015b.

COUTO, E.; PORTO, C.; SANTOS, E. APP-Learning: experiência de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016.

GÖTTSCHE, K. Tecnologias móveis: uma mais-valia em contextos educacionais? Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 62-73, 2012.

HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na Palma das Mãos: Contribuições de uma Dinâmica de Aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.

MEIER, M.; GRAVINA, M. A. Modelagem no GeoGebra e o desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 2012. Anais...p. CCL-CCLXIV.

MOURA, A. M. C. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade de Tecnologia Educativa) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2011.

______. Tecnologias móveis: aprendizagem baseada em projetos. In: MIGUÉNS, M. Aprendizagem, TIC e redes digitais. Seminários e Colóquios. Lisboa: CNE – Conselho Nacional de Educação, 2017. p. 78-98.

OLIVEIRA, C. A.; MERCADO, L. P. L. Ensino de matemática utilizando o aplicativo Qr code no contexto das tecnologias móveis. In: COUTO, E.; PORTO, C.; SANTOS, E. APP-Learning: experiência de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 211-226.

POWELL, A. B.; BAIRRAL, M. A. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006.

QUARTIERO, E. M.; BONILLA, M. H. S.; FANTIN, M. (Ed.). Projeto UCA: Entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: EDUFBA, 2015.

REDECKER, C. Review of learning 2.0 practices: Study on the impact of web 2.0 innovations on education and training in Europe. Institute for Prospective Technological Studies, 2009. Disponível em: http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC49108.pdf> Acesso em: 3 jun. 2010.

SALAZAR, J. V. F.; ALMOULOUD, S. A. Registro figural no ambiente de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 5, p. 919-941, 2015.

SCHEFFER, S. A Argumentação em matemática na interação com tecnologias. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v. 34, n. 1, 2012.

SILVA, G. H. G. da. Ambientes de geometria dinâmica: potencialidades e imprevistos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/index. Acesso em: 14 set. 2015.

SINCLAIR, N. et al. Recent research on geometry education: an ICME‑13 survey team report. ZDM, v. 48, n.5, p. 1-30, 2016. doi:10.1007/s11858-016-0796-6

UNESCO. Diretrizes de políticas para aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2016.

Published

2019-04-29

How to Cite

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica&lt;br&gt;Straight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/38207. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos