Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente<br>A Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520

Keywords:

Educação, Política Educacional, Formação de Professores, PIBID, Análise de Similaridades

Abstract

O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que focou o processo de formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma Universidade Federal. Os dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos da Licenciatura foram analisados a partir do método de análise de similaridade utilizando o software CHIC. Participaram 38 discentes da Universidade. Como conclusão, é possível inferir que o PIBID de Matemática promoveu a articulação e a aproximação entre escola básica e Universidade inserindo os licenciandos no contexto escolar. Observou-se também a formação continuada de professores da universidade e da escola básica por meio da relação dialética entre teoria e prática.

This article is an extract of doctoral research that focused on the process of training of teachers in the Institutional Program of Scholarships of Initiation to Teaching (PIBID) of the Fluminense Federal University (UFF). The data collected by means of a questionnaire applied to students of degree were analyzed by the method of similarity analysis using the software CHIC. Attended the university 38 students. As a conclusion, it is possible to infer that the PIBID Mathematics promoted the articulation and the rapprochement between basic school and university entering the licensees in the school context. It has also been observed the continuing education of teachers of university and the basic school by means of the dialectic relationship between theory and practice.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente é Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores. É integrante da equipe de professores do Mestrado Acadêmico em Ensino da UFF - INFES e da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF – IME. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Políticas Educacionais. Atual membro dos Grupos de Pesquisas: (i) Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação – GRUPPE - FEUFF; (ii) Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP; (iii) Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística - (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Secretário da SBEM-RJ gestão (2013 - 2015).

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático. Participa (vice-coordenadora) do grupo de pesquisa Pea-mat, coordenado pelo prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, no qual se desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa em parceria com o grupo DIMAT, da PUC-Peru. O campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores, entre outros. Coordenadora do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, no período 2009-2012, permanecendo atualmente como pesquisadora e colaboradora.

References

ALMEIDA, Maria Isabel de, PIMENTA, Selma Garrido. Centralidade do estágio em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta (Organizadoras). São Paulo: Cortez, 2014. p. 15-40.

ALMOULOUD, Saddo Ag. O que Está pode Detrás do CHIC?. In: Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadores). 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CHINELLI, Maura Ventura. Apresentação. In: Prática cotidiana e formação profissional do professor: reflexões sobre a docência na parceria na Universidade-Escola Pública. Maura Ventura Chinelli, (organizadora). Nova Iguaçu, RJ: Entorno, 2015.

FIORENTINI, Dario, OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2013000400011&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 20 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

__________. Pedagogia do oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GATTI, Bernardete Angelina, ANDRÉ, Marli E. D. A., GIMENES, Nelson A. S., FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf. Acesso em 10 mar. 2015.

GATTI, Bernardete Angelina, A Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, pp. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014.

__________. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.- dez. 2010. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

GRAS, Régis. O Uso do CHIC na Formação de Educadores. In: Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadores). 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Maurice Tardif; Claude Lessard, (organizadores). Trad. de Lucy Magalhães. 5 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.

NEVES. Carmen Moreira de Castro. A Capes e a formação de professores para a educação básica. In Revista Brasileira de Pós-Graduação. Suplemento 2, volume 8, março de 2012. Educação Básica: Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência, p. 353-373.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009.

__________. Os professores e as histórias de suas vidas. In: Vidas de professores. António Nóvoa (organizador). Porto/Portugal: Porto Editora, 1995. p. 11-30.

__________. O passado e o presente dos professores. In: Profissão Professor. António Nóvoa (organizador). Tradutores: Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil. 2 ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1999.

__________. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Maurice Tardif; Claude Lessard, (organizadores). Trad. de Lucy Magalhães. 5 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.

__________. Firmar a posição como professor, firmar a profissão docente. Revista Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 47, n 166, p. 1106-1133, out/dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4843/pdf_1>. Acesso em: 20 de abr. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. Selma Garrido Pimenta (Organizadora). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.15-38.

SCHÖN, Donald A. The Reflective Practtioner. Nova York: Basic Books, 1983.

__________. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Os professores e sua Formação. António Nóvoa (organizador). 3ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional, 14a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, Tradução de João Batista Kreuch. 9ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2014.

Published

2019-04-29

How to Cite

SOUZA, F. dos S.; COUTINHO, C. de Q. e S. Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente&lt;br&gt;A Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39441. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos