Intérêts simples et composés: une proposition d’activités basées sur un parcours d’étude et de recherche (PER)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p213-222Keywords:
Intérêts simples et composés, parcours d’étude et de rechercheAbstract
Abstract
This study aims at exposing the progress of a doctoral research project that has as objectives to develop, propose and analyze activities based on a study and research course – SRC. We bring the preliminary results of existing institutional relations between the sectors of simple and compound interests of the institutions in documents that lead education in Brazil. The analysis of the documents shows that in the initial stages of education a citizen approach is prioritized, and in higher education in technology, teaching approaches seem to be focused on professionalization.
Resumo
Este trabalho tem o propósito de expor um projeto de pesquisa de doutorado, que tem como objetivo elaborar, propor e analisar atividades baseadas num Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP). Apresentamos os resultados preliminares das relações institucionais existentes entre o setor dos juros simples e compostos e os documentos que orientam a educação no Brasil. A análise dos documentos mostra que nas primeiras etapas da educação, é privilegiada uma abordagem cidadã desse setor e quando consideramos o ensino superior de tecnologia, a abordagem desse mesmo setor parece estar orientada para a profissionalização.
Metrics
References
Assaf Neto, A. (2009). Matemática financeira e suas aplicações. São Paulo, Brésil : Atlas.
Barquero, B., Bosch, M. & Gascón, J. (2007). Using research and study courses for teaching mathematical modelling at university level. In D. Pitta-Panzati& G. Philippou (Éds), Proceedings of the Vth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 2150-2159).
Barquero, B., Bosch, M. & Gascón, J. (2011). Ecología de la modelización matemática: Los recorridos de estudio e investigación. Dans M. Bosch et al. (Éds), Un panorama de la TAD (pp. 553-577). Barcelone, Espagne : CRM.
Barroso, D. J. & Kistemann Junior, M. (2013). A. Um curso de serviço para a disciplina matemática financeira. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, Brésil : PUC/PR.
Bosch, M. (2009). « Plans d’épargne » et modélisation algébrique. Vers une ingénierie didactique des PER. Dans C. Margolinas et al. (Éds), En amont et en aval des ingénieries didactiques (pp. 81-108). Grenoble : La pensée sauvage.
Bosch, M. (2010). L’économie des parcours d’étude et de recherche au secondaire. Dans G. Gueudet, G. Aldon, J. Douaire & J. Trgalova (Éds), Apprendre, enseigner, se former en mathématiques : quels effets des ressources ?(pp. 19-34). Lyon : INRP.
Campos, M. C.& Silva, A. M. (2013). Uma leitura da produção de significados de estudantes do ensino fundamental para tarefas de educação financeira. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, Brésil : PUC/PR.
Chevallard, Y. (1999). L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en didactique des mathématiques, 19(2), 221-266.
Chevallard, Y. (2003). Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathématiques. Dans S. Maury, & M. Caillot (Éds), Rapport au savoir et didactiques (pp. 81-104). Paris : Fabert.
Chevallard, Y. (2005) Étudier et apprendre en mathématiques : vers un renouveau. Les sciences aujourd’hui. La recherche, les métiers, les formations (pp. 55-56). Lognes : Onisep.
Chevallard,Y. (2008) Trois leçons sur les PER 2007-2008.
http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=133
Chevallard, Y. (2009). La notion de PER : problèmes et avancées.
http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf.
Costa, L. P. (2012). Matemática financeira e tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da educação de jovens e adultos (Mémoire professionnel). Universidade Federal de Juiz de Fora, Brésil.
Falcão Neto, A. (2011). O uso de calculadora HP 12C nas operações de matemática financeira comercial com ênfase na análise de investimento (Mémoire). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brésil.
Feijó, A. B. (2006). O ensino de matemática financeira na graduação com a utilização da planilha e da calculadora: uma investigação comparativa (Mémoire). Faculdade de Física, Porto Alegre, Brésil.
Iezzi, G.&Hazzan, S. (1977). Fundamentos de Matemática Elementar Sequencias, Matrizes, Determinantes e Sistemas(2eéd., Vol. 4). São Paulo, Brésil :Atual.
Iezzi, G.& Murakami, C. (1977). Fundamentos de Matemática Elementar Conjuntos e Funções (3eéd., Vol. 1). São Paulo, Brésil : Atual.
Lima, E. L. et al. (2006) A Matemática do Ensino Médio (6eéd., Vol. 2). Coleção do Professor de Matemática. SBM.
Matheron, Y.&Noirfalise, R. (2007). Une recherche de la Commission inter-IREM (CII) didactique soutenue par l’INRP : dynamiser l’étude des mathématiques dans l’enseignement secondaire (collège et lycée) par la mise en place d’AER et de PER.http://educmath.ens-lyon.fr/Educmath/ressources/documents/cdamperes/matheron_noirfalise.pdf.
Nasser, L. et al. (2013). Como os professores de matemática resolvem questões financeiras? Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, Brésil : PUC/PR.
Rodríguez, E., Bosch, M., Gascón, J. (2007). An anthropological approach to metacognition: The “study and research courses”. Dans D. Pitta-Pantazi & G. Pilippou (Éds), Proceedings of the Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1798-1807).
Ruiz-Munzón, N. (2010) La introducción del álgebra elemental y su desarrollo hacia la modelización funcional (Thèse de doctorat). Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelone, Espagne.
Santos, Jr. V. (2011). A mobilização de conteúdos matemáticos em atividades práticas em contexto de jogo com licenciandos de matemática (Mémoire). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brésil.
Serrano, L. (2012). La modelización matemática en los estudios universitarios de economía y empresa: análisis ecológico y propuesta didáctica (Thèse de doctorat). Universitat Ramon Llull, Barcelone, Espagne.
Sierra, T. A. (2006). Lo matemático en el diseño y análisis de organizaciones didácticas. Los sistemas de numeración y la medida de magnitudes (Thèse de doctorat). Université complutense de Madrid, Madrid, Espagne.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).