A retomada do conceito de área nas aulas de um professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental<br>The resumption of the concept of area in the classes of a mathematics teacher of the 6th year of elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p4401-411

Keywords:

Retomada, Área, Transição, Ensino fundamental.

Abstract

Este artigo, que apresenta um recorte da nossa tese, se refere a análise da retomada do conceito de área por um professor de matemática em uma turma de 6º ano. Analisamos a observação e transcrição do áudio das aulas, e entrevista com o professor, com a ajuda da noção de reprise, das organizações matemáticas e didáticas e dos níveis de codeterminação. No nível da Escola, há ausência de reuniões específicas com os professores de matemática do 5º e 6º ano, e no nível da Pedagogia, acontecem decisões que interferem no planejamento do professor. Os momentos de retomada observados enquanto revisão de conteúdos vistos no ano anterior e rappel não parecem ser suficientes para assegurar a transição entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental e, em particular, a aprendizagem de novos objetos associados ao conceito de área no 6ºano.  Por desconhecer os livros didáticos adotados nos anos iniciais e os conteúdos que foram objeto de estudo no 5º ano, o professor recorre apenas a retomadas da memória didática construída com a turma.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Paula Moreira Baltar Bellemain, EDUMATEC-UFPE

EDUMATEC-UFPE

Published

2019-11-06

How to Cite

DURÃO FERREIRA, L. de F.; BELLEMAIN, P. M. B. A retomada do conceito de área nas aulas de um professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental&lt;br&gt;The resumption of the concept of area in the classes of a mathematics teacher of the 6th year of elementary school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p4401-411. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45543. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.