Erros e obstáculos em torno dos objetos ostensivos de taxas de variação: autoanalises dos discentes da engenharia civil do IFBA – Eunápolis<br>Errors and obstacles around ostentatious objects of variation rates: self-analysis of IFBA civil engineering students - Eunápolis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p485-497

Keywords:

Erros e Obstáculos, Registros Semióticos, Taxas de Variação, Ostensivos e Não-ostensivos.

Abstract

Este trabalho traz a análise de erros e obstáculos como proposta de aprendizagem de objetos matemáticos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral I. O objetivo principal é investigar e analisar os erros e obstáculos, detectando sua alocação junto aos registros de representação semiótica (Duval, 2011), através da autoanalise do estudante, para turmas do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, nos anos letivos de 2016 e 2017, em relação a sua aprendizagem dos objetos ostensivos e não-ostensivos de taxas de variação e relacionadas para funções com uma variável real. Se baseando nas análises das produções escritas dos estudantes, ancoradas em uma categorização prévia de erros indicada pelo docente dessa disciplina, e utilizando uma abordagem quanti-qualitativa, foi possível verificar as dificuldades que os discentes encontravam relativas aos erros e obstáculos, bem como classifica-los nos registros semióticos, e elencar os objetos ostensivos e não-ostensivos, com vistas a interferências futuras, no trabalho de doutoramento que pretende investigar o uso de tecnologias digitais, em relação aos problemas de taxas de variação e relacionadas. Por fim trazemos nas conclusões, os resultados positivos proporcionados pela metodologia, bem como a visão discente desse processo.

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Author Biographies

Celso Eduardo Brito, IFBA campus Eunápolis

Professor Doutor de Matemática do IFBA campus Eunápolis.

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Matemática(UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior(EEAB), Mestre(UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Atualmente é Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA. é Coodenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É pesquisador visitante da Faculté d?Éducation de l?Université Montpellier 2 (Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche en Didactique, Éducation & Formation?LIRDEF). É sócio da Association pour la Recherche en Didactique des Mathématiques (ARDM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), é também Tesoureiro e sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - NIPEDICMT. Tem experiência na área de Environnement Informatique d'Apprentissage Humain (EIAH) e Educação Matemática, com ênfase em Formação de professores e Didática da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e prática dos professores, em particular os que lecionam Matemática, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas para o ensino das ciências, análise transpositiva de práticas de professores, Teoria Antropológica do Didático-TAD, Jogos sérios, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas com enfase nos sotwares Cabri-Géomètre, Geogebra e Maple.

References

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DUVAL, R. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Tradução: Marlene Alves Dias. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011;

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Published

2019-11-06

How to Cite

BRITO, C. E.; FARIAS, L. M. S. Erros e obstáculos em torno dos objetos ostensivos de taxas de variação: autoanalises dos discentes da engenharia civil do IFBA – Eunápolis&lt;br&gt;Errors and obstacles around ostentatious objects of variation rates: self-analysis of IFBA civil engineering students - Eunápolis. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p485-497. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45559. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.