Uma sequência didática e suas representações: estudo das operações com arcos no ensino médio<br>A didactic sequence and its representations: study of archery operations in high school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p315-325

Keywords:

Soma de arcos. Representação semiótica. Ensino Médio. Geogebra

Abstract

Esse trabalho trata do ensino de operações com arcos no Ensino Médio e suas Representações Semióticas.  O embasamento teórico utilizado foi a teoria de Duval, a partir uma sequência de didática no GeoGebra, em que foram analisadas a abordagem da operação de arcos comumente adotada no Ensino Médio e suas questões históricas. Um roteiro da sequência didática, em um ambiente de Geometria Dinâmica, é sugerido com a finalidade de trabalhar com mais detalhes as concepções sobre Trigonometria e a ênfase em suas conversões de registros, segundo a teoria adotada. A análise qualitativa da sequência didática sugere que a apresentação, com os tipos de representação pouco utilizados de forma geral na escola hoje, favorece diversos fatores relativos ao conceito de soma de arcos. Concluímos que uma representação que evidencie a soma de arcos, assim como a conversão de registros, pode favorecer um melhor entendimento dos objetos com os quais se está operando e explicitando propriedades inerentes aos mesmos.  

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Author Biographies

Silvia Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville.

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática.

Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias PPGECMT - UDESC, Joinville.

Currículo Lattes:

 http://lattes.cnpq.br/1570165502215428

Claudete Cargnin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão.

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão e do programa de mestrado profissional em Ensino da Matemática da UTFPR, Londrina/Cornéliio Procópio.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5336055654190666

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Published

2019-11-06

How to Cite

FRIZZARINI, S. T.; CARGNIN, C. Uma sequência didática e suas representações: estudo das operações com arcos no ensino médio&lt;br&gt;A didactic sequence and its representations: study of archery operations in high school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p315-325. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45610. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.