Análise praxeológica das situações-problema propostas em um livro infantil<br>Pragmatic analysis of the problem situations proposed in a children's book
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p577-588Keywords:
Livro Infantil, Matemática, TAD.Abstract
O presente artigo teve como objetivo analisar os tipos de tarefas existentes em um livro infantil que compõe os Acervos Complementares de 2010. Na obra, são propostas situações-problema com ilustrações de cenas e personagens variadas. Os livros dos Acervos Complementares são destinados aos dois primeiros anos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos. Este estudo caracteriza-se como uma análise documental, onde os documentos estudados foram a obra “Histórias de Contar” e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Os dados foram analisados à luz da Teoria Antropológica do Didático e os resultados apontaram sete tipos de tarefas distintas em um conjunto de onze situações-problema mencionadas no livro, sendo mais recorrentes os modelos direcionados a contar quantidades, retirar quantidades de um total e multiplicar quantidades. Ademais, constatamos, a partir da análise do documento curricular, que os tipos de tarefas abordados na obra estão alinhados com o nível de escolarização e com as expectativas dos Acervos Complementares.
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