Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística
Abstract
Resumo O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade da Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística. Uma amostra de 510 universitários respondeu coletivamente, em sala de aula, a uma escala com 21 itens de autoconceito acadêmico. Os estudantes eram ingressantes, de 1991 a 2006, dos cursos de Administração, Educação Física, Engenharia, Pedagogia e Psicologia, com idades variando de 18 a 65 anos, 57,5% do gênero feminino e 76,1% do período noturno. Os resultados indicaram um bom ajuste dos itens ao modelo de Rasch, alta consistência interna e unidimensionalidade da escala. Observou-se correlação linear moderada e positiva entre autoconceito e desempenho em Estatística. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Estatística e de outras, que necessitem de conceitos estatísticos. Abstract The aim of this study was to search for validity evidences of the Academic Self-Concept Scale in Statistics. A sample of 510 university students answered collectively, in the classroom, an academic self-concept scale composed of 21 items. The students had enrolled in courses of Business Administration, Physical Education, Engineering, Pedagogy, and Psychology, from 1991 to 2006; their ages ranged between 18 and 65; 57.5% were females and 76.1% of the students attended nightly classes. The results indicated that the self-concept scale’s items fitted the Rasch model. Furthermore, they showed high internal consistence, and revealed that the scale had predominantly one dimension. Moderate and positive linear correlation between self-concept and performance in statistics was observed. The results can contribute to improve the teaching and learning of Statistics and of other disciplines that need statistical concepts.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2007-12-23
How to Cite
DA SILVA, M. C. R.; VENDRAMINI, C. M. M. Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/459. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).