Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri.

Authors

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP

Keywords:

ensino, probabilidade, simulação, modelagem.

Abstract

Este artigo propõe um estudo sobre as condições didáticas que podem ser colocadas em funcionamento quando o primeiro contato com situações aleatórias é feito por um processo de modelagem, utilizando o modelo de Urna de Bernoulli. Esse enfoque torna a aprendizagem acessível para alunos de 14-15 anos (ensino fundamental). O software Cabri-géomètre II é utilizado como um ambiente informatizado para simulação do jogo “Franc-Carreau”, principal atividade proposta para os alunos em nossa engenharia didática. Abstract This paper proposes a study about the didactic conditions that can come into operation when the first contact with random situations occurs by means of a modeling process, using Urna de Bernoulli’s model. This way of learning is accessible to 14/15-year-old pupils. The software Cabri-géomètre II is used as an empirical computation environment for the simulation of the game “Franc-Carreau”, the main activity proposed to pupils in our didactic engineering. Key-words: Learning; probability; simulation; modeling.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2011-01-02

How to Cite

COUTINHO, C. de Q. e S. Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos