Transição entre o intra e interfigural na construção de conhecimento geométrico por alunos cegos

Authors

  • SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES
  • LULU HEALY Pontificia Universidade Catolica de São Paulo - PUC-SP

Abstract

Resumo A preocupação em garantir a todos o direito a Educação tem caracterizado a política atual do Estado em relação às necessidades educacionais especiais. Acreditamos que as necessidades de cada pessoa têm igual importância na construção de uma sociedade justa e com esse olhar temos desenvolvido nossos estudos investigando a apropriação de conceitos geométricos por aprendizes cegos. Neste artigo, descrevemos atividades realizadas com dois sujeitos, um portador de cegueira congênita e outro portador de cegueira adquirida, que envolvem noções de transformações geométricas. Apresentamos as bases teóricas e metodológicas do estudo e ilustramos nossas analises relativas a transição entre os níveis intra e interfigural por meio de alguns episódios de entrevistas. Palavras-chave: educação especial; intra/inter/transfigural; transformações geométricas. Abstract A central concern of current government policies relation to special educational needs is to guarantee as a right for all access to all levels of the education system. The actual position is based on the belief that each person has equal importance in the constitution of a just society and it is within this perspective that our studies of the appropriation of geometrical concepts by blind students are inserted. In this article, we describe activities involving notions of geometrical transformations realized with two subjects, one blind since birth and one who became blind during adolescence. We present the theoretical and methodological bases of the study, along with our analysis of episodes from the interviews in which we identified transitions between intra and interfigural levels of geometrical thought. Keywords: Special Education; intra/inter/transfigural; geometrical transformation.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2008-03-20

How to Cite

FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Transição entre o intra e interfigural na construção de conhecimento geométrico por alunos cegos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/588. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos