Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental

Authors

  • Elisabete Rambo Braga Colégio Farroupilha - RS
  • Beatriz Vargas Dorneles UFRGS

Keywords:

Senso Espacial, Pensamento Geométrico, Conceitos Geométricos

Abstract

Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hiele podem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionário subdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico a essa investigação, foram utilizados os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Os dados coletados foram apreciados mediante a categorização das respostas dos participantes. Constatou-se que os discentes devem vivenciar atividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos, visando ao aprimoramento de seus argumentos.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2011-06-24

How to Cite

BRAGA, E. R.; DORNELES, B. V. Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 313–335, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos