Multigrade rural education in São Caetano- Pernambuco

Mula study of the mathematics curriculum framework for early years

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

Keywords:

Mathematics education, Countryside multigrade education, Curriculum organizer, Municipal education network of São Caetano- Pernambuco

Abstract

This article is part of a dissertation, in multipaper format, developed within the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Agreste. Our objective was to analyze the Mathematics curriculum organizer in the reference curriculum for the teaching of this subject in the early years, within the context of Countryside Multigrade Education in the municipal education network of São Caetano-PE. To achieve this objective, we adopted a qualitative and documentary approach in the methodology and analyzed data collected from the Curriculum of Pernambuco and other sources. Among the results obtained in this investigation, we found that the Mathematics curriculum organizer in the reference curriculum is generic and limited when it comes to the inclusion of mathematical knowledge, without considering specific school context or other cultures.

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Author Biographies

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (2022) e Graduada em Matemática (2019), pela instituição UFPE-CAA. Possui interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. Apta a ensinar a disciplina de Matemática nos anos finais e ensino médio.

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Natural do município de Tupanatinga-PE, estudou a Educação Básica em Escola Pública e, em seguida, cursou a licenciatura em Matemática. Na época, o destino provável daqueles que compartilharam essa origem (cidade pequena, distante da capital) e trajetória (estudos em Escola pública) tinha como final bem sucedido uma formação acadêmica na licenciatura em uma Autarquia Municipal de Ensino Superior. Porém, contrapondo-se a esse cenário, conseguiu cursar uma especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e ingressou, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu na UFRPE, obtendo os títulos de mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. A docência, por sua vez, foi iniciada ainda na juventude, aos 17 anos. Em 2022, completa 25 anos como professor tendo atuado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II, no Ensino Médio (rede estadual). Desde 2006 vem atuando como docente no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE) nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

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Published

2023-10-03

How to Cite

SILVA, M. J. da; CAVALCANTI, J. D. B. .; RODRIGUES, . R. F. . Multigrade rural education in São Caetano- Pernambuco: Mula study of the mathematics curriculum framework for early years. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259–280, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61310. Acesso em: 22 dec. 2024.