A relação transitiva entre Sociedade, Tecnologia e Matemática: Aportes relativos à formação profissional em um curso de Informática.
Abstract
Este trabalho procura discutir e compreender, através de uma abordagem qualitativa de pesquisa, a influência que a Matemática exerce no desenvolvimento tecnológico e social. Os aportes teóricos empregados apontam para o fato de as pessoas, atualmente, viverem em uma sociedade informacional, cujo funcionamento está alicerçado nos pilares das tecnologias da informação, as quais, por sua vez, são condicionadas pela Matemática. A partir destes pressupostos, mediados pela perspectiva da Educação Matemática Crítica, procurou-se encontrar uma aplicação apta a explicitar as interfaces entre Matemática e tecnologia, e suas implicações ao mundo contemporâneo, o que levou ao emprego do Modelo Vetorial para Recuperação de Informações, tema presente no currículo da disciplina Matemática, como fundamento para a construção de mecanismos de busca pelos sujeitos da pesquisa, alunos de um curso superior de Análise de Desenvolvimento de Sistemas de uma faculdade pública de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações em sala de aula, procurando identificar no discurso dos alunos as inquietudes acerca do emprego profissional do conteúdo de disciplinas ligadas à Matemática. Constatada uma dissociação, na visão dos alunos, a respeito da aplicabilidade da Matemática ao desenvolvimento tecnológico e profissional, os mesmos foram convidados a construir mecanismos de busca com base nos conceitos matemáticos presentes no Modelo Vetorial mencionado. As análises mostraram que o processo de construção das aplicações ocasionou uma mudança de percepção e de postura em relação ao conhecimento Matemático, de sua inserção no contexto de produção tecnológica e de seu uso em situações profissionais reais. Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Formação Profissional; Matemática; Sociedade; Tecnologia. This work seeks to discuss and comprehend, through qualitative research approach, the influence that Mathematics has over technological and social development. The theoretical contributions employed in this study point to the fact that currently people live in an informational society, whose operation is based on the pillars of information technologies which, in turn, are driven by Mathematics. From these assumptions, mediated by the perspective of Critical Mathematics Education, we sought to find an application capable of explaining the interfaces between Mathematics and technology, as well as their implications for the contemporary world, which led to the use of the Vector Model for Information Retrieval, theme present in Discrete Mathematics syllabus, as the basis for the building of search engines by the students of Analysis of System Development in a public college in São Paulo. Data collection was carried out by means of questionnaires and observations in the classroom, trying to identify from the students’ answers their concerns about the professional use of the contents of disciplines related to Mathematics. Because of dissociation, from the student’s point of view, regarding the applicability of Mathematics to technological and professional development, they were invited to build search engines based on mathematical concepts present in the Vector Model mentioned above. The analyses showed that the construction process of applications led to a change of perception and attitude towards the mathematical knowledge, its insertion in the context of technological production and its use in real professional situations. Key-words: Critical Mathematics Education; Vocational Training; Mathematics; Society; Technology.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2011-07-25
How to Cite
BORTOLETE, J. C. A relação transitiva entre Sociedade, Tecnologia e Matemática: Aportes relativos à formação profissional em um curso de Informática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6313. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).