Não há neutralidade

que matemática é essa que utilizamos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p285-303

Palavras-chave:

Matemática(s), Imperialista, Neutralidade., Currículos, Educação matemática.

Resumo

A Matemática é neutra? A Matemática é isenta das demandas sociais e culturais que fazem parte da construção social deste mundo? Perguntas como essas têm nos inquietado e tomaram forma com o processo de construção de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática que construiu narrativas junto a quatro professoras negras que atuam na formação de pessoas que ensinarão Matemática. A ausência da Matemática nessas narrativas, ressoou em nossa investigação orientada pela Análise Crítica do Discurso. Frente a isso, assumimos o caráter Imperialista da Matemática e produzimos problematizações acerca de quais currículos são elaborados quando a Matemática pode ser compreendida na referida perspectiva. Apresentando como resultado o exercício de desnaturalizar os sentidos que estruturam o campo da Matemática, para imaginarmos matemática(s) outras possíveis.

Biografia do Autor

Thays Alves Oliveira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrado em Educação Matemática

Daniele Costa Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorado em Engenharia Elétrica

Vanessa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Alves Oliveira , T., Costa Silva, D., & Neto, V. (2025). Não há neutralidade: que matemática é essa que utilizamos?. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 285–303. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p285-303

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática