O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática

Authors

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Keywords:

Multiculturalismo, Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

Este artigo parte da tese de que o saber escolar é a expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber atingido no atual momento de desenvolvimento da história social humana. Neste sentido, defende que a relação entre a matemática escolar e a matemática produzida em contextos sociais diversos é uma relação entre o mais desenvolvido (o saber escolar) frente ao menos desenvolvido (o saber produzido em contextos sociais diversos). Neste sentido, o trabalho tece considerações sobre especificidades do desenvolvimento histórico-social da matemática à luz dessa lógica processual e as implicações daí decorrentes quanto à questão cultural.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

José Roberto Boettger Giardinetto, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Docente da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação. Área de pesquisa: Fundamentos da Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática; Marxismo, Cultura e Educação Matemática

Published

2012-04-30

How to Cite

GIARDINETTO, J. R. B. O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7583. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos