Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em Matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais.
Abstract
Esta tese trata do uso da Matemática nas práticas profissionais, mais especificamente da existência de aproximação entre as estratégias de resolução de problemas em Matemática e o processo de manutenção de sofwares no ambiente de trabalho de programadores de computador. A metodologia adotada foi a Grounded Theory (GT), na visão de Glaser, Strauss, Corbin e Charmaz. Foi utilizado, como técnica de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas bem como o aplicativo GRUMPS para registro das interações dos programadores durante a execução cotidiana de seu trabalho. Foram analisadas as práticas de trinta e quatro programadores observados e entrevistados durante o exercício de sua profissão em seu ambiente corporativo. A pesquisa exploratória indicou características do pensamento matemático na resolução de problemas do cotidiano dos profissionais participantes deste estudo. Como resultado, concluímos que as estratégias de resolução de problemas na Matemática, aproximadas à realidade destes especialistas podem potencialmente contribuir para o processo de manutenção de sistemas computacionais. Isto porque na Computação a compreensão dos programas pré-existentes, e o cuidado em não se inserir novos problemas em função de alterações realizadas, são características fundamentais para garantir o sucesso desse tipo de perfil profissional no mercado de trabalho. Palavras-Chave: Educação Matemática, Ciências da Computação, manutenção de sistemas, resolução de problemas, ambiente de trabalho. This thesis handles the use of Mathematics in the workplace, more specifically about the existence of relationship between Mathematics problem solving strategies and the software maintenance process in the computer developers' workplace. The adopted methodology was Grounded Theory (GT), under Glaser, Strauss, Corbin and Charmaz' perspectives. It has been used, as the data collecting technique, semi-structured interviews as well as GRUMPS tool to record all developers' interactions during their daily duty. We analyzed the current practices of thirty four developers observed and interviewed during the exercise of their profession in their corporate environment. The exploratory research indicated characteristics of mathematical thought during the developers' professional problem solving process. As an outcome, we concluded that problem solving strategies in Mathematics, connected to the reality of this type of specialists may potentially contribute to the computational systems maintenance process. This would happen because, in Computer Science, the comprehension of pre-existing programs, and the attention to not insert new issues based on the changes performed, are crucial skills to ensure the success of this type of professional in the market place. Keywords: Mathematics Education, Computer Science, systems maintenance, problem solving, workplace.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2011-11-29
How to Cite
ASSIS, L. S. de. Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em Matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7745. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).