Desatando os nós do sistema de numeração decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil <br> Unfastening the knots of the Decimal Number System
Keywords:
aprendizagem, sistema de numeração decimal, Prova Brasil.Abstract
Esta comunicação, que é parte de pesquisas desenvolvidas no âmbito de um Projeto de Pesquisa financiado pela CAPES relativo ao Programa Observatório da Educação, tem como objetivo apresentar uma análise das respostas de alunos de 4ª série/5º ano a algumas questões da Prova Brasil e a outras, elaboradas pelo grupo de pesquisa, envolvendo números naturais. O procedimento de análise de conteúdo foi realizado à luz de autores que tratam do ensino desse tema. Entre os resultados, destacamos que o ensino dos números naturais é um problema didático que merece atenção em situações de ensino e em pesquisas destinadas ao ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do ensino básico.
Abstract
This article, which is a part of research developed in a Research Project funded by CAPES for the Program Observatory of Education which has the objective to present an analysis of the responses of students in 4th grade he and 5th grade about some issues SAEB/Brazil Exam and another analysis procedure was accomplished using studies of authors who studying the teaching of this theme. Among the results, we emphasize the teaching of natural numbers is a didactic problem which deserves attention in situations of teaching and in research for the teaching and learning of the Decimal Numbering System in the early years of elementary education.
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