Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos

Authors

  • Helena Noronha Cury UNIFRA

Keywords:

Objetivos, Erros, Dificuldades, Obstáculos.

Abstract

Após a realização de várias pesquisas sobre um determinado tema, é preciso analisar o que tem sido feito e entender os objetivos das investigações realizadas. Neste artigo, é apresentada uma análise dos objetivos de 59 dissertações da área de Ensino de Ciências e Matemática, com o propósito de responder à questão: o que querem os investigadores que pesquisam erros, dificuldades, obstáculos ou desempenho nas produções escritas em Educação Matemática? A resposta a essa questão foi obtida por meio da análise de conteúdo desses objetivos e sua classificação foi feita segundo os significados dos verbos usados e as abordagens metodológicas empregadas nas pesquisas. Concluiu-se que os objetivos são, em geral, pragmáticos e que os investigadores procuram descobrir a realidade sobre o tema, examinando minuciosamente os dados, classificando-os e refletindo sobre eles.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-06-22

How to Cite

CURY, H. N. Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 237–256, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8751. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos