Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática

Autores

  • Janecler Aparecida Amorin Colombo UTFPR
  • Cláudia Regina Flores UFSC
  • Méricles Thadeu Moreti UFSC

Palavras-chave:

representação semiótica, referência, aprendizagem matemática.

Resumo

Resumo A reflexão sobre o como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido é um processo essencial para a organização de atividades de ensino. Por isso, este artigo procura analisar como é articulada a questão da referência na representação semiótica, tomando como fundamento teórico os estudos de Duval, e na noção de campo conceitual desenvolvida por Vergnaud. Para tanto, estuda-se o funcionamento da estrutura tríade envolvida na questão da representação semiótica e procura-se inferir sobre o que é a referência nesse processo. Pretende-se com isso, auxiliar na discussão acerca da constituição da linguagem matemática no âmbito das ciências com atributos para a educação matemática. Palavras-chave: representação semiótica; referência, aprendizagem matemática. Abstract Reflection on how mathematical concepts are created and how the cognitive thinking involved takes place is an essential process for organizing teaching activities. Hence, the goal of this study is to analyze how the reference question is articulated in semiotic representation, based on the studies conducted by Duval and on the notion of conceptual field developed by Vergnaud. To do so, the working process of the triadic structure involved in semiotic representation is studied and an attempt to infer the meaning of the reference in this process is made. The objective is to contribute to the discussion concerning the constitution of mathematical language in the field of sciences as attributed to the mathematical teaching. Keywords: Semiotic representation; reference; mathematical learning.

Downloads

Como Citar

Colombo, J. A. A., Flores, C. R., & Moreti, M. T. (2008). Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 9(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/901

Edição

Seção

Artigos