O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS
Keywords:
Ensino da Teoria dos Números, Formação de Professores de Matemática, Educação AlgébricaAbstract
O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender a Teoria dos Números, como um saber a ensinar, voltado para a formação do professor de matemática da escola básica, buscando elementos e possibilidades para (re)significá-la no ensino da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores e pesquisadores em Teoria dos Números ou em Educação Matemática. O estudo permitiu concluir que o ensino da Teoria Elementar dos Números deve ser mais enfatizado nos cursos de Licenciatura em Matemática, porque, ao tratar dos números inteiros, consitui-se em espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e de ideias matemáticas relevantes.Metrics
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Published
2012-09-02
How to Cite
RESENDE, M. R.; MACHADO, S. D. A. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 257–278, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9077. Acesso em: 22 dec. 2024.
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Artigos
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