A formação inicial e a contribuição do estágio supervisionado: um estudo com alunos do curso de Licenciatura em Matemática

Autores/as

  • Karina de Cássia Rodrigues PUC-SP

Resumen

Esta pesquisa insere-se no contexto da contribuição da disciplina Estágio Supervisionado para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática. A intenção foi conhecer quem são os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática e o quê pensam sobre a sua formação acadêmica para o exercício da docência e o papel do Estágio Supervisionado para a futura prática. Realizou-se inicialmente uma discussão sobre a problemática da formação inicial no atual contexto das reformas e da complexidade da situação da carreira docente hoje. Também foram apresentados os paradigmas da formação docente na interpretação de autores nacionais e internacionais, situando a questão da relação teoria e prática. Para isso, foram considerados, principalmente, estudos acerca dos trabalhos de Shön (1982), Zeichner (1983), Shulman (1996), Liston e Zeichner (1997), Tardif (2002), Imbernón (2004), Abdalla (2006), Pereira (2007), Santos (2007), Gatti (2010), entre outros autores. Os dados foram coletados junto a uma instituição de ensino superior confessional da cidade de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos concluintes do curso de Licenciatura do período noturno. Para a determinação das informações necessárias para se realizar a análise dos dados, optou-se por quatro instrumentos fundamentais para a coleta de dados: os questionários, o grupo de discussão, entrevista e observações das aulas da professora de Estágio Supervisionado. A abordagem escolhida foi a qualitativa, porque proporciona a observação e a análise das variadas expressões e manifestações do objeto pesquisado. Os dados evidenciaram que os alunos concluintes reconhecem o papel formador do Estágio Supervisionado e enfatizam que esse papel está fortemente atrelado ao papel da professora responsável pela disciplina. As atividades realizadas na sala de aula e observadas pela pesquisadora foram definidoras do papel ocupado pelo Estágio Supervisionado e da aproximação da teoria e prática.

Palavras-chave: formação de professores; Estágio Supervisionado; Aprendizagem da docência; Teoria e Prática.

ABSTRACT

This research is focused on the contribution of the course "Estágio Supervisionado" (supervised teaching experience) to the learning of future Mathematics teachers. The goal was to know who were the graduating students of the Mathematics Licentiate course and what they think about their academic formation, specifically about teaching and the role of the "Estágio Supervisionado" for the future practice. Initially, there was a discussion about the initial formation in the current reforms and the teaching career’s complexity. The thoughts of authors, both Brazilian and foreigners, were also added to the matter, relating theory to practice. Studies have focused mostly on Shön (1982), Zeichner (1983), Shulman (1996), Liston e Zeichner (1997), Tardif (2002), Imbernón (2004), Abdalla (2006), Pereira (2007), Santos (2007) and Gatti (2010). The data was collected on a confessional higher education institution in the city of São Paulo. The subjects of the research were graduating students of the Licentiate course. To determine the necessary information to analyze the data, four fundamental instruments were chosen: questionnaires, discussion groups, interviews and the watching of classes of the aforementioned subject. The chosen approach was a qualitative one, since it provides the observation and the analysis of several expressions and manifestations of the researched object. The data has shown that the graduating students recognize the molding role of "Estágio Supervisionado" and emphasize that this role is strongly attached to the role of the professor in charge of the course. The activities realized in the classroom and observed by the researcher were evidence of the role taken by the subject and the connection made between theory and practice.

Keywords: teacher formation; Estágio Supervisionado; Learning of Teaching; Theory and Practice.

http://www4.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/karina_rodrigues.pdf

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-08-31

Cómo citar

RODRIGUES, K. de C. A formação inicial e a contribuição do estágio supervisionado: um estudo com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/11043. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección