A disciplina acadêmica “História da Matemática” na formação de profissionais em matemática
Resumen
Resumo
Este texto é basicamente um relato de experiência de um professor que ministra a disciplina História da Matemática para cursos de graduação em Matemática há aproximadamente 20 anos. São apresentados alguns caminhos que podem ser adotados ao se ministrar tal disciplina, bem como exemplos de exercícios que podem ser aplicados.
Abstract
This text is basically a report of an approximately 20 years’ experience at the pedagogical work with the discipline History of the Mathematics for undergraduate courses in Mathematics. Some ways and some examples of exercises are presented that can be used by the teachers.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-12-01
Cómo citar
NOBRE, S. A disciplina acadêmica “História da Matemática” na formação de profissionais em matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 507–524, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12768. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).