Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática

Autores/as

  • UBIRATAN D’AMBROSIO Educação Matemática, UNIBAN; História da Ciência, CESIMA/PUCSP

Resumen

Resumo

Neste trabalho vou refletir sobre história e filosofia da matemática e suas implicações na educação matemática com o enfoque do Programa Etnomatemática. Os conceitos e as pesquisas sobre fatos e resultados na evolução do conhecimento são relatados não como “história de uma disciplina” ou “filosofia de uma disciplina”  ou “educação de uma disciplina”, mas são de natureza transdisciplinar e transcultural, o que caracteriza o Programa Etnomatemática. Muitas das idéias aqui expostas aparecem em minhas publicações anteriores.

 

 

Abstract

In this paper I reflect on History and Philosophy of Mathematics and its Implications for Mathematics Education within the focus of the Program Ethnomathematics. The concepts and research about facts and results in the evolution of knowledge are related not as the “history of a discipline” or the “philosophy of a discipline” or the “education of a discipline”, but are of a transdiciplinary and transcultural nature, which is a characteristic of the Program Ethnomathematics. Much of the ideas here presented have appeared in my early publications.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-12-01

Cómo citar

D’AMBROSIO, U. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 336–347, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12769. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos