Manifestações reflexivas e concepções matemáticas de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática
Palabras clave:
Educação Matemática, Ensino Superior, Concepções de MatemáticaResumen
Resumo
O presente artigo relata um perfil de estudantes de Licenciatura em Matemática relacionando manifestações reflexivas associadas à concepção matemática por eles demonstrada. Elaboramos e aplicamos um Questionário Pessoal (QP) para estudantes da 4ª série de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma universidade pública. Inferimos que experiências pessoais escolares podem influenciar tanto em compreensões matemáticas quanto em condutas profissionais. Compreendem que por meio da resolução de problemas se constroem caminhos que instigam reflexões, uma vez que o estudo de matemática exige abstração, demandando atenção ao emprego de conceitos, representações e manipulações simbólicas, aplicabilidades entre outros. Um dos modos de identificar esses processos consiste em auscultar o estudante.
Palavras chave: Educação Matemática; Ensino Superior; Concepções de Matemática.
Abstract
This article presents a profile of students in Mathematics Licentiate Degree relating associated reflective manifestations to mathematics conception demonstrated by them. We elaborated and applied a Personal Questionnaire (PQ) for students in the 4th grade of a course in Mathematics Licentiate Degree course, at a public university. We infer that school personal experiences can influence both mathematical understandings as for professional conduct. Understand that through of problem solving are constructed pathways that instigate reflections, since the study of mathematics requires abstraction, demanding attention to the use of concepts, representations and symbolic manipulations, applicability among others. One way to identify these processes consists of auscultating the student.
Keywords: Mathematics Education; Higher Education,; Conceptions of mathematics.
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