O desafio das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática<br>The challenge of information and communication technologies in initial training of mathematics teachers

Autores/as

  • Carma Maria Martini Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palabras clave:

Formação de professores, licenciatura em matemática, tecnologias de informação e comunicação.

Resumen

O trabalho apresenta um estudo sobre a frequência e a finalidade do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos cursos de licenciatura em matemática. Realizamos uma pesquisa de campo e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário a alunos dos cursos de licenciatura em matemática da modalidade presencia e a distância em duas instituições da região de Ariquemes (RO). Destacamos conclusões como: as TIC não são utilizadas regularmente para trabalhar os conteúdos específicos nas duas modalidades; na modalidade a distância a utilização visa propiciar a interação e a comunicação e não a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem; na modalidade presencial são mais utilizadas para atividades extraclasse.

 

The paper presents a study about the frequency and purpose of use Information and Communication Technologies (ICT) in undergraduate courses in Mathematics. We conducted a field research and data were collected through questions applied to students of undergraduate Mathematics courses in presence and distance modes. We take for field research two institutions in the region of Ariquemes (RO). We highlight conclusions as: ICT is not used regularly to work out specific content in both modes of graduation; in the distance mode the use intended to provide interaction and communication and does not to improve the quality of teaching; in the presence mode are more used for homework.

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Biografía del autor/a

Carma Maria Martini, Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada em Matemática e Informática, docente das Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr).

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado em História e Estudos Culturais e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2014-04-19

Cómo citar

MARTINI, C. M.; BUENO, J. L. P. O desafio das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática&lt;br&gt;The challenge of information and communication technologies in initial training of mathematics teachers. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16952. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos