A (Trans)Formação pelo Estágio Supervisionado Obrigatório em um Curso de Licenciatura em Matemática
Resumen
Resumo
Neste artigo discutimos a organização e a importância do Estágio Curricular Obrigatório na formação do futuro professor de Matemática. O estágio é um momento apropriado para o futuro professor modificar a prática ingênua dos saberes estritamente teóricos numa atitude crítica, (trans)formadora de si e dos outros a sua volta. São avaliados documentos oficiais de uma universidade estadual do Estado do Paraná, norteadores da prática de estágio, no objetivo de se estabelecer uma visão analítica dos mesmos e conexões com a prática. Conclui-se que o estágio é momento formador, capaz de transformar a visão do aluno em formação inicial, inserindo-lhe a perspectiva da crítica reflexiva durante a prática, consolidada na teoria, para que consiga, em sua atuação, interferir nos saberes dos seus próprios alunos.
Palavras chave: Estágio Supervisionado Obrigatório; Educação Matemática; Tendências em Educação Matemática.
Abstract
In this paper we discuss about curricular supervised teaching practice activities’ organization and its importance to the future mathematics teacher. It is a proper moment to the future teacher to modify the naive practice of strictly theoretical knowledge in a critical attitude, (trans)forming himself and others around him. Official documents from the State University of Paraná are evaluated, directors on the focus practices stage, to establish an analytical view of them and connections with practice. We conclude that the supervised teaching practice activities is a unique and crucial moment, able to transform the vision of students during initial training, granted them the perspective of critical reflective practice, consolidated in theory, to guarantee in their performance that will interfere with the knowledge of their students.
Key-words: Supervised teaching practice; Mathematics Education; Trends of Mathematics Education.
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