Identidade masculina e as atitudes a respeito da matemática: análise e interpretação dos resultados dos dados coletados pelo tratamento C.H.I.C<b>Male identity and attitudes towards mathematics: an analysis of the data results collected by C.H.I.C.
Palabras clave:
Attitude, Education, Gender, Mathematics, C.H.I.C.Resumen
A construção da identidade sexual é um fenômeno complexo que implica no desenvolvimento escolar tendo uma relação importante na orientação educacional e profissional. Nesse trabalho estamos propondo discutir dados de uma pesquisa realizada no sul do Brasil durante o mestrado em Ciências da Educação, num contexto de formação caracterizado por mista ou não mista. É necessário saber que os grupos estudados são marcados socialmente como sendo grupos do gênero masculino ou feminino, mesmo entre grupos mistos. Assim, propomos estudar as atitudes em vista da matemática em diferentes contextos de formação para adultos e a relação com a identidade sócio sexual podendo considerar que existe uma herança por parte do processo de transmissão. A exploração dos dados acontece na aplicação de um questionário trabalhando sobre atitudes a respeito da matemática. Diferentes métodos estatísticso foram implementados entre os quais os mais recentes como Classification Hiérarchique Implicative e Cohésive - C.H.I.C.
The construction of sexual identity is a complex phenomenon that influences the school development and has an important role in the educational and vocational guidance. In this research, we propose to discuss data from a survey carried out in southern Brazil along the Masters Degree in Education, in a context of education characterized either as mixed or unmixed. It is necessary to mention that the groups which were analyzed are socially marked as male or female, even among the mixed ones. Thus, we propose to study the attitudes upon a Mathematics view in different contexts of adult education and its relation with the socio-sexual identity, considering the existence of heritage traits as a result of the transmission process. A questionnaire concerning attitudes towards Mathematics was applied to collect data. Different statistical methods were implemented to develop this study, including the most recent one known as Classification Hiérarchique Implicative e Cohésive - C.H.I.C.
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