Referências sobre desenho: um estudo das obras que fundamentam o ensino da expressão gráfica na UFPR <br> References about drawing: a study of works underlying the graphical expression education in UFPR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p75-97Palabras clave:
Desenho, Expressão Gráfica, História da EducaçãoResumen
Resumo
Este artigo trata do estudo sobre as obras e autores de referência das disciplinas básicas de expressão gráfica da Universidade Federal do Paraná. Teoricamente, trazemos principalmente as contribuições de Bourdieu (1998 e 2001) e Chervel (1990). O recorte temporal engloba o período de vigência do Departamento de Desenho, baseando-se nas ementas criadas entre 1981 a 2008. As fontes utilizadas são às ementas e o levantamento da literatura existente na área de expressão gráfica no Sistema de Bibliotecas. O objetivo principal é verificar as mudanças e permanências dos autores e obras que fundamentam as disciplinas básicas. Constata-se que o sistema de pensamento modificou seu enfoque, a partir de 2001, a ênfase está nas publicações de desenho técnico e não mais nas de desenho geométrico e geometria descritiva.
Abstract
This article presents the study of reference works and authors of Federal University of Paraná graphical expression basic disciplines. Theoretically, we bring P. Bourdieu's and A. Chervel’s contributions. The period studied covers the Department of Design existence timeframe, based on course programs created from 1981 to 2008. The sources used are the course programs and review of the existing literature in the graphical expression area in the library system (SiBi). The main objective is to verify the changes and continuities of authors and works that support the basic disciplines. Methodologically, course programs analysis was performed and compared with the books in the SiBi. It was possible to verify that the system of thought has changed its focus from 2001, and the emphasis is on the technical design publications.
Métricas
Citas
BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
_____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
_____. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação, 2, 1990. p.177-229.
DALLABRIDA, N. Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário. In: Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), 2012. p. 167-192, jan./abr.
GÓES, H. C. Expressão gráfica: um esboço de conceituação. 2012. Dissertação. (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná. UFPR. Curitiba.
JULIA, D. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (org). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro:DP&A, 2002. p.37-71.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação. In: Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.15, n.2. pp. 431-446, 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/14529/p
df. Acesso: 26 de fevereiro de 2016.
_____. Cenas de um ensino de desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 687-707, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/Linha%20de%20pesquisa%20
em%20educa%C3%A7%C3%A3o%20matem%C3%A1tica/dialogo-5660%20(1).pdf. Acesso: 27 de fevereiro de 2016.
MACHADO, R. B. (2012). Entre Vida e Morte: Cenas de um Ensino de Desenho. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
MORAES, A. B. de. (2001). A expressão gráfica em cursos de engenharia: estado da arte e principais tendências. 2001. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Engenharia de Construção Civil e Urbana). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. USP: São Paulo.
ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
ULBRICHT, S. M. Geometria e desenho: história, pesquisa e evolução. Florianópolis, 1998.
VALLE, I. R.. Sociologia da educação: currículo e saberes escolares. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).