O espaço e suas relações: uma sequência de atividades em construção <br> Space and its relations: a sequence of activities under construction
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p99-118Palabras clave:
Espaço e suas relações, Sequência de Atividades, Grupo de Pesquisa Colaborativo, Desenvolvimento Profissional Docente.Resumen
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de nossa tese de doutorado. Apresenta o episódio de discussão que envolveu a participação das professoras dos anos iniciais na produção de uma sequência de atividades, com a finalidade de trabalhar em sala de aula o tema matemático Espaço e suas relações. Para subsidiar essa discussão, como aporte teórico, recorreu aos estudos que discutem o desenvolvimento profissional docente e o trabalho colaborativo. Esse episódio assinalou a necessidade de o professor ampliar e aprofundar seus conhecimentos dos conteúdos que espera ensinar, e a contribuição significativa do trabalho em um grupo colaborativo para o desenvolvimento profissional das professoras.
Abstract
The present article is a cut-off of our doctoral thesis. It shows the episode of discussion that involved the participation of elementary school teachers in the production of a sequence of activities aiming to work on the mathematical topic Space and its relations in their classrooms. In order to support that discussion theoretically, we searched for studies that discuss professional teacher develoment and collaborative work. Such episode emphasized the necessity for the teachers to increase and deepen their knowledge on the contents they expect to teach and the meaningful contribution of collaborative group work for the teachers’ professional development.
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