José Joaquim D’Avila: pela defesa de um novo sistema de pesos e medidas no Brasil no século XIX? <br> José Joaquim D’Avila: in defense of a new system of weights and measures in Brazil in the 19th century?
DOI:
https://doi.org/10.23925//1983-3156.2017v19i2p187-210Palabras clave:
Aritmética escolar, século XIX, Sistema métrico decimalResumen
Resumo
Este artigo intenta mostrar que, no século XIX, a apropriação do sistema métrico decimal pelos professores poderia ocorrer, via livros didáticos de Aritmética, antes da oficialização dos novos pesos e medidas no Brasil em 26 de junho de 1862. Entre os autores, José Joaquim D’Avila comparece como um dos defensores da adoção do sistema métrico decimal em nosso país, evidenciando sua posição em um de seus livros publicado em 1856. O autor destaca as vantagens e facilidades do sistema francês em uma conjugação de esforços para agregar outros adeptos e defensores dos pesos e medidas decimais. Deste modo, ele teria também um papel claramente político.
Abstract
This paper intends to show that, in the 19th century, the appropriation of the decimal metric system by the teachers could happen through arithmetical textbooks before the official recognition of the new weights and measures in Brazil on June 26, 1862. José Joaquim D’Avila attends as one of the defenders of the adoption of the decimal metric system in our country, evidencing his position in one of his books published in 1856. The author highlights the advantages and means of the French system, in a conjugation of efforts to join other followers and defenders of the Decimal System of Weights and Measures. Thus, he would also have clearly a political role.
Métricas
Citas
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1970. 7 v.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes de fazer. 9. ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2003. 351p.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. n. 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, Alain. Passado y presente de los manuales escolares. In: BERRIO, Julio Ruiz (ed.) La cultura escolar de Europa. Tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Neva, 2000. (Memória y critica de la Educación). p.107-141.
D’AVILA, José Joaquim. Elementos de Arithmetica. 3. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense de Santos & Covill, 1856a. 224p.
D’AVILA, José Joaquim. Elementos de Arithmetica para uso dos collegios de Instrucção Primaria. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense, 1856b. 74p.
D’AVILA, José Joaquim (coord.). Elementos de Arithmetica. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense, 1854. 178p.
D’AVILA, José Joaquim (coord.). Elementos de Arithmetica. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Brasiliense do F. M. Ferreira, 1850. 178p.
HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. In: Teoria & Educação, 2, p. 65-109, 1990.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editora Autores Associados, n.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
WARDE, Mirian Jorge.& CARVALHO, Marta Maria Chagas. Política e cultura na produção da História da Educação no Brasil. In: Contemporaneidade & Educação, ano V, n. 7, p. 9-33, 1º sem. 2000.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Para Portugal e para o Brasil: o ensino da Aritmética no Oitocentos nos livros de Emilio Achilles Monteverde. In: NOBRE, S. R.; BERTATO, F. M.; Saraiva, L. M. R.. (Org.). Actas do VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2014, v. 16, p. 391-414. (E-book)
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Dos antigos pesos e medidas ao sistema métrico decimal. 1. ed. Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2009.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Livros didáticos como fontes para a escrita da Matemática escolar. Guarapuava: Gráfica Universitária UNICENTRO Paraná & Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007a.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Por uma nova Arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar no Portugal e no Brasil Oitocentistas. 2007. 318 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007b.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron & VALENTE, Wagner Rodrigues. Cândido Baptista Oliveira em defesa da inserção do sistema métrico decimal nas escolas 30 anos antes da sua oficialização no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 6, 2005, Brasília. Anais... Rio Claro: Cruzeiro, 2005. p. 183-193.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).