Um estudo comparativo sobre as habilidades geométricas de um grupo de alunos da educação básica<br>A comparative study on geometric abilities of a group of school children
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p110-127Palabras clave:
Educação Matemática, Conceitos Geométricos, Habilidades.Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa na qual foram identificadas e analisadas as habilidades que um grupo de alunos da Educação Básica apresentam com relação aos conteúdos geométricos. Para concretizar o trabalho foi aplicado um questionário com questões de geometria para alunos das séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio. Após as análises, constatou-se que a maioria dos discentes ainda não construiu habilidades consideradas indispensáveis no que se refere aos conceitos geométricos. Em alguns casos, observou-se que os alunos das séries iniciais conseguem apresentam habilidades mais desenvolvidas do que os discentes dos demais níveis. Notou-se nos alunos do ensino fundamental e médio, uma defasagem com relação as habilidades de comunicação, aplicação e conhecimento.
Abstract
A research which identified and analyzed the abilities on geometric abilities of a group of school children is provided. A questionnaire with questions on Geometry was applied to students of the first years of schooling and to high school ones. Most students had not constructed indispensible abilities with regard to geometric concepts. In certain cases, children of the first years of the primary school revealed more developed abilities than students at other school stages. Results show that primary and high school students demonstrate a great lag with regard to communication, application and knowledge abilities.
Métricas
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BRESSAN, A. M; BOGISIC, B.; GREGO, K. Razones para enseñar geometría en la educación básica. Mirar, construir, decir y pensar... Novidades Educativas. Buenos Aires. 2010.
DIENES, Z. P.; GOLDING, E. W. Exploração do espaço. Tradução: Euclides José Dotto e Irene Torrano Filisetti. 2ª ed. São Paulo: EPU, 1974.
FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: representação e construção em Geometria. 1ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
GÁLVEZ, D. A Geometria, a psicogênese das noções espaciais e o ensino da Geometria na escola primária. In: SAIZ, Cecilia Parra Irma (Org.). Didática da Matemática. São Paulo: Artmed Editora, 2006.
SCHIMITZ, C. C.; LEDUR, E. A; MILANI, M. de N. Geometria de 1ª a 4ª série: uma brincadeira séria. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).