O ensino de estocástica no currículo de Matemática do Ensino Fundamental no Brasil <br> The Stochastic Teaching in the Mathematics curriculum of Elementary School in Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p13-41

Palabras clave:

Ensino de estocástica, Ensino Fundamental, Documentos curriculares nacionais.

Resumen

O objetivo desse trabalho foi determinar as relações estabelecidas entre os documentos de orientações curriculares no Brasil em nível nacional, voltados para os alunos e professores, considerando o Ensino de estocástica no Ensino Fundamental e fundamentados na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e sua perspectiva ecológica. Formulamos o ecossistema do Ensino de estocástica na Educação Básica considerando o Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education - GAISE. Os resultados apontam que há um “norteamento” isolado quanto ao ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória, não convergindo para o ensino da Estocástica. Mas, acreditamos na expectativa da inclusão da Educação Estocástica nos currículos de formação de professores de Matemática, metodologicamente e na prática.


The purpose of this paper was to determine the relationships established between the curriculum guidelines documents in Brazil at national level, aimed at students and teachers, considering Stochastic Teaching in Elementary School and based on the Anthropological Theory of the Didactic (TAD) and its ecological perspective. We formulate the ecosystem of Stochastic Education in Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE) Report: A Pre-K-12 Curriculum Framework. The results indicate that there is an isolated "orientation" regarding the teaching of Statistics, Probability and Combinatorial Analysis, not converging to the teaching of Stochastics. But, we believe in the expectation of including Stochastic Education in the curricula of teacher training in Mathematics, methodologically and in practice.


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Biografía del autor/a

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Roberta de Cássia dos Anjos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017) em Uberaba - MG. Possui graduação concluída em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Foi supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e atualmente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio .Tem experiência na área de professor e com o projeto do PIBID , atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Experiências que interferem na formação inicial de professores de Matemática; Análise de documentos bibliográficos; Dificuldades de aprendizagem relacionadas com a Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Descritores, Matemática e Estatística.

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; ANJOS, R. de C. dos. O ensino de estocástica no currículo de Matemática do Ensino Fundamental no Brasil &lt;br&gt; The Stochastic Teaching in the Mathematics curriculum of Elementary School in Brazil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 13–41, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p13-41. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32679. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Finalizada - Currículo e Educação Matemática