Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016)<br>Didactic engineering as a research methodology in projects published in EBRAPEM (2014-2016)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p159-181Palabras clave:
Ensino, Pesquisa em Ensino de Matemática, Engenharia DidáticaResumen
Com o passar do tempo e aprofundamento em várias áreas de estudo, há a constante evolução no modo de se realizar pesquisa. Surgindo assim novas metodologias que visam ter perspectivas que não são possíveis utilizando metodologias já conhecidas. É nesse contexto que é situada a Engenharia Didática. Nesse contexto que surge a questão norteadora da investigação realizada: Quais as características das pesquisas apresentadas no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM) que fazem utilização da Engenharia Didática como metodologia? Diante disto, neste trabalho é apresentado os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as características dos trabalhos de pesquisas que utilizaram a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa levando em consideração os objetivos das pesquisas que fazem seu uso e classificando-as em Dificuldades de aprendizagem ou Propostas didáticas, este último em com ou sem utilização de instrumento auxiliar. As informações foram produzidas por meio de um levantamento dos trabalhos do EBRAPEM, no período de 2014 a 2016. A análise dos dados indicou um panorama quantitativo sobre a utilização da Engenharia Didática como metodologia e qualitativo sobre com quais finalidades se estuda fazendo o uso dessa metodologia.
With the passage of time and deepening in several areas of study, there is the constant evolution in the way to conduct research. Thus emerging new methodologies that aim to present perspectives not yet allowed by previously known methodologies. It is in this context that the Didactic Engineering is located. The principles of this research methodology generate the guiding question of the research carried out: What are the characteristics of the researches presented at the Brazilian Meeting of Postgraduate Students in Mathematics Education (EBRAPEM) that make use of Didactic Engineering as a methodology? In this paper, we present the results of a research that aimed to investigate the characteristics of the research works that used Didactic Engineering as a research methodology taking into account the objectives of the research that make use of it and classifying it as Learning difficulties or Didactic proposals, the latter with or without the use of an auxiliary instrument. The information was produced by means of a survey of the works of EBRAPEM, from 2014 to 2016. The analysis of the data indicated a quantitative panorama on the use of Didactic Engineering as methodology and qualitative about what purposes is studied making use of this methodology.
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