A teoria antropológica do didático no estudo do cálculo mental<br>The anthropological theory of didactics in the study of mental calculus
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p445-454Palabras clave:
Cálculo Mental, Teoria Antropológica do Didático, HabilidadeResumen
Neste artigo discutimos como utilizar a Teoria Antropológica do Didático (TAD) para estudar uma habilidade do cálculo mental, com base na pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nossa pesquisa se insere no Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat), que tem desenvolvido parte de seus trabalhos relacionado com a análise de livro didáticos. Assim em um primeiro momento, apresentamos de forma breve o contexto em que a pesquisa se insere e o que entendemos como cálculo mental. Na sequência, trazemos a importância do livro didático como material de apoio em sala de aula e, como utilizamos a TAD para estudar a habilidade.
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