A teoria antropológica do didático no estudo do cálculo mental<br>The anthropological theory of didactics in the study of mental calculus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p445-454

Palabras clave:

Cálculo Mental, Teoria Antropológica do Didático, Habilidade

Resumen

Neste artigo discutimos como utilizar a Teoria Antropológica do Didático (TAD) para estudar uma habilidade do cálculo mental, com base na pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nossa pesquisa se insere no Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat), que tem desenvolvido parte de seus trabalhos relacionado com a análise de livro didáticos. Assim em um primeiro momento, apresentamos de forma breve o contexto em que a pesquisa se insere e o que entendemos como cálculo mental. Na sequência, trazemos a importância do livro didático como material de apoio em sala de aula e, como utilizamos a TAD para estudar a habilidade.

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Publicado

2019-11-06

Cómo citar

COSTA, J. S. C. da; BITTAR, M. A teoria antropológica do didático no estudo do cálculo mental&lt;br&gt;The anthropological theory of didactics in the study of mental calculus. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p445-454. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45591. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.