Uma sequência didática e suas representações: estudo das operações com arcos no ensino médio<br>A didactic sequence and its representations: study of archery operations in high school
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p315-325Palabras clave:
Soma de arcos. Representação semiótica. Ensino Médio. GeogebraResumen
Esse trabalho trata do ensino de operações com arcos no Ensino Médio e suas Representações Semióticas. O embasamento teórico utilizado foi a teoria de Duval, a partir uma sequência de didática no GeoGebra, em que foram analisadas a abordagem da operação de arcos comumente adotada no Ensino Médio e suas questões históricas. Um roteiro da sequência didática, em um ambiente de Geometria Dinâmica, é sugerido com a finalidade de trabalhar com mais detalhes as concepções sobre Trigonometria e a ênfase em suas conversões de registros, segundo a teoria adotada. A análise qualitativa da sequência didática sugere que a apresentação, com os tipos de representação pouco utilizados de forma geral na escola hoje, favorece diversos fatores relativos ao conceito de soma de arcos. Concluímos que uma representação que evidencie a soma de arcos, assim como a conversão de registros, pode favorecer um melhor entendimento dos objetos com os quais se está operando e explicitando propriedades inerentes aos mesmos.
Métricas
Citas
AURÉLIO, B. H. F. Minidicionário: século XXI, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
BERLINGOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e
prático para professores e entusiastas. Trad. Elza Gomide, Helena Castro. São Paulo:
Edgard Blücher, 2008.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et apprentissages Intellectuels). Tradução: Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas, - São Paulo: PROEM, 2011.
FRIZZARINI, S.T. Operações com arcos. In CARGNIN, C. et. al. Trigonometria no ensino médio: o ensino com apoio computacional. Curitiba: Appris, 2018.
GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M. O.; FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um
estudo com o software Geogebra. Maringá: Eduem, 2010.
JANOS, M. Matemática para pais (e) interessados. Volume 2: geometrias. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).