A análise de uma aula sobre o ensino das operações matemáticas básicas a luz da teoria dos registros de representação semiótica<br>Analysis of a class on the teaching of basic mathematical operations in the light of the theory of semiotic representation records

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p326-335

Palabras clave:

Operações Matemáticas Básicas, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Conversão, Tratamento.

Resumen

Neste trabalho são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os processos de ensino identificados em uma aula de matemática, a partir das atividades condicionas a aprendizagem matemática, segundo os preceitos teóricos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A filmagem e transcrição da aula foram utilizadas como meios para coleta e produção de dados e, as produções de Duval (2012, 2016) para fundamentar a teoria referenciada. Com base na investigação realizada constata-se a presença de atividades cognitivas de tratamentos e conversões na aula analisada, mas essas transformações ocorrem de modo bastante limitado.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CENTURIÓN, M.; JAKUBOVIC, J. Matemática nos dias de hoje, 6º ano: na medida certa. 1.ed. São Paulo: Editora Leya, 2015.

D’AMORE, B. Epistemologia, didática da matemática e práticas de ensino. Boletim de Educação Matemática – Bolema. v.20, n.28, p.179-205, 2007.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Florianópolis, v.7, n.2, p.266-297, 2012.

__________. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Florianópolis, v.11, n.2, p.02-78, 2016.

FREITAS, J. L. M.; REZENDE, V. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM. Paraná, v.2, n.3, p.10-34, 2013.

GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Org. PARRA, C.; SAIZ, I. Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Editora Artmed, 1996.

Publicado

2019-11-06

Cómo citar

BERNARDINO, J. C. S. A análise de uma aula sobre o ensino das operações matemáticas básicas a luz da teoria dos registros de representação semiótica&lt;br&gt;Analysis of a class on the teaching of basic mathematical operations in the light of the theory of semiotic representation records. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p326-335. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45660. Acesso em: 18 nov. 2024.

Número

Sección

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.