A lógica elementar da matemática e o ensino superior.
Palabras clave:
lógica elementar, ensino superior, estruturas algébricas.Resumen
Resumo Este artigo trata do ensino de regras básicas da lógica matemática no ensino superior. Diversas pesquisas, como a de Hallet (1991), levantaram as dificuldades e os obstáculos relativos ao ensino e a aprendizagem da lógica elementar matemática. Apresentamos uma atividade didática denominada “Circuito”, desenvolvida por Marc Legrand (1990), e outras, correlatas, que visam favorecer a aquisição pelos alunos das regras básicas da lógica matemática. Com base nessas atividades, discutimos a questão de como fazer para que o aluno se aproprie da lógica elementar matemática e a torne operacional. Concluímos que as atividades realizadas facilitaram uma melhora no desempenho dos alunos em relação à resolução de problemas, mas que, para que esse efeito esclarecedor seja reforçado e operacionalizado, é necessário explicitar esse assunto em todos os domínios da Matemática. Palavras-chave: lógica elementar; ensino superior; estruturas algébricas. Résumé Cet article porte sur l’enseignement des règles rudimentaires de la logique mathématique. Plusieurs recherches, comme celle de Hallet (1991), ont montré les difficultés et des obstacles relatifs a l’apreentissage de la logique élémentaire matémathique. Nous presentons l’activité didactique nomée «Circuit» ou «les règles du débat mathématique» elaborée par Legrand (1990) et d’autres, correlationnés, qui ont l’objectif de favoriser l’aquisition des règles de la logique par les étudiants. L’analise de ces activités donne lieu a une discussion sur l’acquisition et la mise en foctionnement de la logique rudimentaire par l’étudiant de l’enseignement supérieur. Nous montrons que les activités ont produit une meilleure performance des étudiants en relation a la résolution de problèmes, mais pour que cet effet clarificateur soit renforcée et operationalisée il faut expliciter ce sujet dans toutes les domaines mathématiques. Mots-clés: logique élémentaire; enseignement supérieur; structures algébriques. Abstract The aim of this paper is to analyze the teaching of mathematical elementary logic at university level. Different research studies, such as Hallet (1991), describe the difficulties and obstacles related to the learning and teaching of elementary mathematical logic. We present a didactic activity named “electric circuit”, developed by Marc Legrand (1990) along with associated activities, which, intend to help students understand the rules of mathematical reasoning. Based on these activities, we discuss the matter of how to help students not only to appropriate but also to turn mathematical elementary logic operational. We conclude that completing the activities helped students to a better problem-solving performance, but, for a permanent effect on reasoning and use, it is necessary to introduce these subjects in all mathematical domains. Key-words: elementary logic; university; algebraic structures.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-01-02
Cómo citar
MACHADO, S. D. A.; NOGUEIRA, M. T. de L. C. A lógica elementar da matemática e o ensino superior. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4692. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).