Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri.

Autores/as

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP

Palabras clave:

ensino, probabilidade, simulação, modelagem.

Resumen

Este artigo propõe um estudo sobre as condições didáticas que podem ser colocadas em funcionamento quando o primeiro contato com situações aleatórias é feito por um processo de modelagem, utilizando o modelo de Urna de Bernoulli. Esse enfoque torna a aprendizagem acessível para alunos de 14-15 anos (ensino fundamental). O software Cabri-géomètre II é utilizado como um ambiente informatizado para simulação do jogo “Franc-Carreau”, principal atividade proposta para os alunos em nossa engenharia didática. Abstract This paper proposes a study about the didactic conditions that can come into operation when the first contact with random situations occurs by means of a modeling process, using Urna de Bernoulli’s model. This way of learning is accessible to 14/15-year-old pupils. The software Cabri-géomètre II is used as an empirical computation environment for the simulation of the game “Franc-Carreau”, the main activity proposed to pupils in our didactic engineering. Key-words: Learning; probability; simulation; modeling.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2011-01-02

Cómo citar

COUTINHO, C. de Q. e S. Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos