Combinação pedagógica entre letramento estatística e compreensão gráfica<br>Pedagogical combination between statistical literacy and graphic understanding

Autores/as

  • Rúbia Fernandes Universidade Tecnológica do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p511-541

Palabras clave:

Formação Docente, Letramento Estatístico, Compressão Gráfica.

Resumen

Resumo

A finalidade deste trabalho é analisar as contribuições de uma estratégia pedagógica articulada entre o letramento estatístico e compreensão gráfica para os anos finais do ensino fundamental. A análise dos dados foi realizada com base numa formação docente em  Educação Estatística, que ocorreu por meio de (2) dois encontros presenciais, com duração de (4) quatro horas cada um, perfazendo o total de (8) oito horas, e contou com a participação de (12) doze professores de Matemática da rede pública do estado do Paraná, na cidade de Curitiba. Para a análise desses dados, optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos indicam que essa prática pedagógica combinada entre o letramento estatístico e compreensão gráfica favorece o processo de aquisição, estruturação e desenvolvimento dos conhecimentos relativos à Educação Estatística, configurando-se como uma alternativa para o trabalho escolar docente.

Palavras-chave: Formação docente, Letramento estatístico, Compressão gráfica.

 

 

 

Abstract

The purpose of this work is to analyze the contributions of a pedagogical strategy articulated between statistical literacy and graphic understanding for the final years of elementary school. The data analysis was carried out based on a teacher training in Statistical Education, which took place through two face-to-face meetings of four hours each, totaling eight hours, and counted with the participation of twelve mathematics teachers from public schools in the state of Paraná, in the city of Curitiba. For the analysis of these data, the Discursive Textual Analysis methodology was chosen. The results obtained indicate that this pedagogical practice combining statistical literacy and graphic comprehension fosters the process of acquisition, structuring, and development of knowledge related to Statistical Education, being configured as an alternative for teachers’ school work.

Keywords: Teacher training, Statistical literacy, Graphic compression.

 

Resumen

El propósito de este trabajo es analizar los aportes de una estrategia pedagógica articulada entre la alfabetización estadística y la comprensión gráfica para los últimos años de la escuela primaria e inicio de secundaria. El análisis de datos se realizó con base en una formación docente en Educación Estadística, la cual se llevó a cabo mediante dos reuniones presenciales de cuatro horas cada una, totalizando ocho horas, y contó con la participación de doce profesores de matemáticas de escuelas públicas de Curitiba, estado de Paraná. Para el análisis de estos datos se eligió la metodología de Análisis Textual Discursivo. Los resultados obtenidos indican que esta práctica pedagógica que combina la alfabetización estadística y la comprensión gráfica favorece el proceso de adquisición, estructuración y desarrollo de conocimientos relacionados con la Educación Estadística, configurándose como una alternativa para la labor escolar de los docentes.

Palabras clave: Formación docente, Alfabetización estadística, comprensión gráfica

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Biografía del autor/a

Rúbia Fernandes, Universidade Tecnológica do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (2016), pela Universidade Tecnológica do Paraná. Mestre no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na linha de concentração Ciência, Tecnologia e Ensino, pela Universidade Tecnológica do Paraná (2014).

Doutor em Ciências Geodésias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor  na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Citas

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Publicado

2020-08-27

Cómo citar

FERNANDES, R.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Combinação pedagógica entre letramento estatística e compreensão gráfica&lt;br&gt;Pedagogical combination between statistical literacy and graphic understanding. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 511–541, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p511-541. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48218. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos