Mapeamento de pesquisas que investigaram a Função Quadrática em contextos de ensino e/ou aprendizagem da Matemática<br>Mapping of research that investigated the Quadratic Function in contexts of teaching and / or learning of Mathematics.
Palabras clave:
Função Quadrática, Smartphone, EJA, GeoGebraResumen
ResumoO presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo apresentar um mapeamento de pesquisas que investigaram a função quadrática em processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Para sua estruturação, optou-se por explorar as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando as pesquisas defendidas no período de 2013 a 2019 e o descritor “Função Quadrática”. Inicialmente foram analisadas 129 pesquisas e verificou-se que, destas, 88 versavam sobre função quadrática em contextos de ensino e/ou de aprendizagem de matemática. Tais pesquisas compuseram o corpus de análise do presente artigo, que focalizou aspectos como lócus de produção, contextos investigados, recursos didáticos utilizados e objetivos na relação com os resultados apresentados. Em síntese, os resultados indicam que há predominância da abordagem qualitativa, que a maioria das pesquisas (57) foram realizadas no 1º ano do Ensino Médio, e que o software GeoGebra foi o recurso didático mais utilizado pelas pesquisas.
Palavras-chave: Função quadrática, Tecnologia, Ensino, GeoGebra.
AbstractThis article is an excerpt from a completed research and aims to present a mapping of studies on the quadratic function in mathematics teaching and learning processes. We chose to explore the research found at the Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering the works defended from 2013 to 2019 and the descriptor “Quadratic Function”. Initially, we analysed 129 studies and found that 88 were about quadratic function in contexts of mathematics teaching and/or learning. Such works made up the corpus of analysis of this article, which focused on aspects such as locus of production, contexts investigated, didactic resources used, and objectives in relation to the results presented. In summary, the results indicate that the qualitative approach predominates, that most of the works (57) were carried out in the 1st grade of high school, and that the teaching resource the works used most was GeoGebra software.
Keywords: Quadratic function, Technology, Teaching, GeoGebra.
Resumen
Este artículo es un recorte de una investigacion completa y tiene como objetivo presentar un mapeo de estudios sobre la función cuadrática en los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Elegimos explorar las investigaciones encontrada en el Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), considerando los trabajos defendidos desde 2013 hasta 2019 y el descriptor “Función Cuadrática”. Inicialmente, analizamos 129 estudios y encontramos que 88 se referían a la función cuadrática en contextos de enseñanza y/o aprendizaje de las matemáticas. Dichos trabajos conformaron el corpus de análisis de este artículo, que se centró en aspectos como locus de producción, contextos investigados, recursos didácticos utilizados y objetivos en relación con los resultados presentados. En resumen, los resultados indican que predomina el enfoque cualitativo, que la mayoría de los trabajos (57) se realizaron en 1er grado de secundaria, y que el recurso didáctico más utilizado fue el software GeoGebra.
Palabras clave: Función cuadrática, Tecnología, Docencia, GeoGebra.Citas
Abreu, J. D. (2018). Aprendizagem Móvel: Explorando a Matemática por Meio de Aplicativos Educacionais em Smartphones. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba]. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3229
Alquimim, B. C. M. (2016). Uma proposta do ensino de Função Quadrática utilizando o GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Santa Cruz].
Andrade, I. C. (2014). Utilização de Técnicas de Análise de Vídeos de Movimentos Clássicos como Ferramenta de Apoio Didático ao Ensino de Funções Afim e Quadrática. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal Do Tocantins].
Araujo, J. F. M. (2015). Uma complementação para o ensino do conceito de função, funções afins e funções quadráticas para o currículo da rede pública estadual de São Paulo. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho]. http://www.ibilce.unesp.br/Home/Pos-Graduacao475/PROFMAT/pdf-joao-francisco-medina-araujo-m.pdf.
Araújo, J. J. (2017). O Software GeoGebra numa Proposta de Formação Continuada de Professores de Matemática do Ensino Fundamental. 150 f. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto]. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9343.
Araujo, L. F. F. (2015). Ensino de Matemática para Pessoas Cegas com uso do software Monet: Criando Gráficos Táteis para o Ensino de Função Quadrática. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Universidade do Estado de Santa Catarina]. https://www.udesc.br/cct/biblioteca
Assis, S. M. (2015). Contextualizando o Ensino das Parábolas. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Juiz de Fora]. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1438
Assis, V. H. D. (2015). Características da Função Quadrática e a Metodologia de Resolução de Problemas. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho/Sjr. Preto]. http://hdl.handle.net/11449/136782
Barbosa, A. B. L. (2018). Uma Aplicação do GeoGebra no Ensino de Função Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal Rural do Semiárido]. https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150250929
Batista, R. N. (2018). Equações do 2º Grau em Variáveis Complexas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3902
Calera, N. (2018). O Uso do Aplicativo GeoGebra no Ensino das Funções Quadráticas no Ensino Médio. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia]. http://www.mepe.unir.br/uploads/91341742/arquivos/PRODUTO_FINAL__NAIANA_93555972.pdf
Cance, C. A. (2015). Projeto Canhão: o ensino de funções quadráticas com o auxílio do software GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de São Carlos, Rio de Janeiro. Biblioteca Depositária: Biblioteca Comunitária da UFSCar]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7113
Canella, C. M. S. B. (2016). Funções quadráticas e suas aplicações no primeiro ano do ensino médio. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Juiz De Fora]. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2200
Cavalcante, D. O. (2018). Trabalhando Otimização Com Alunos Do Ensino Médio Da Rede Pública Do Distrito Federal. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília]. https://repositorio.unb.br/handle/10482/34844
Correia, E. G. (2015). Análise de uma sequência didática de funções quadráticas sob a influência da teoria dos registros de representações semiótica. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo].
Costa, D. V. R. (2018). Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São José do Rio Preto)]. http://hdl.handle.net/11449/153005
Cruz, A. M. da. (2018). Potencialidades da utilização do software GeoGebra para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais através do Smartphone. [Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto]. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10074
Dias, R. C. (2013). Uma Proposta ao Uso do Winplot no Ensino de Funções Quadráticas nas Turmas do Proeja. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Tocantins]. https://br.123dok.com/document/rz3dg7ey-uma-proposta-ao-uso-do-winplot-no-ensino-de-funcoes-quadraticas-nas-turmas-do-proeja.html
Dorigo, M. (2006). Função Quadrática: Um Estudo Sobre as Representações Gráficas. [Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Dorigo.pdf.
Duarte, E. J. F. (2018). Uma Proposta Didática para o Ensino de Matemática a partir da Análise dos Resultados das Avaliações Externas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri]. http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2052
Duarte, J. L. (2014). Problemas de Máximos e Mínimos no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho]. http://hdl.handle.net/11449/122210
Feitosa, A. A. (2014). Interatividade No Ensino-Aprendizagem De Função Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Vale do São Francisco]. http://www.univasf.edu.br/~tcc/000004/000004e7.pdf
Felipe, E. M. (2018). Investigar e Explorar o Gráfico da Função Quadrática com o GeoGebra: reflexões em uma sequência didática sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. [Dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Colégio Pedro II].
Ferreira, A. A. (2016). Proposta de Ensino das Funções Afim e Quadrática e suas Derivadas com o Auxílio do GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Vale do São Francisco]. http://docplayer.com.br/74512029-Universidade-federal-do-vale-do-sao-francisco-mestrado-profissional-em-matematica-em-rede-nacional-profmat-arnaldo-alves-ferreira.html
Ferreira, E. M. (2018). Possibilidades para o estudo de otimização no ensino médio. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331076/1/Ferreira_EversonDeMoura%20_M.pdf
Ferreira, G. S. (2017). A Importância dos Registros de Representação Semiótica para a Aprendizagem de Função Quadrática. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual De Santa Cruz].
Ferreira, M. S. C. (2014). Uma Abordagem Didática Para O Ensino De Máximo ou Mínimo na Função Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Amapá]. https://www2.unifap.br/matematica/files/2017/07/UMA-ABORDAGEM-DID%c3%81TICA-PARA-O-ENSINO-DE-M%c3%81XIMO-OU-M%c3%8dNIMO-NA-FUN%c3%87%c3%83O-QUADR%c3%81TICA.pdf
Filho, R. B. A. (2015). Objetos de Aprendizagem: Estudo de Funções com o Apoio do GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2236
Filizzola, J. V. S. (2014). Uma Abordagem Didática para o Ensino de Máximo Ou Mínimo na Função Quadrática e o uso do Software GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Amapá]. https://www2.unifap.br/matematica/files/2017/07/UMA-ABORDAGEM-DID%c3%81TICA-PARA-O-ENSINO-DE-M%c3%81XIMO-OU-M%c3%8dNIMO-NA-FUN%c3%87%c3%83O-QUADR%c3%81TICA-E-O-O-USO-DO-SOFTWARE-GEOGEBRA.pdf
Freitas, E. F. (2016). Um estudo sobre funções afim e quadrática e métodos algébricos e geométricos para solução de equações do primeiro e segundo graus. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Ceará].
Guimaraes, M. E. L. (2013). O Computador em Sala de Aula: Ensino e Aprendizagem de Funções Através de Resolução de Problemas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3404
Gracias, T. S.; Borba, M. C. (1998). Calculadoras Gráficas e Funções Quadráticas. Revista de Educação Matemática, 4 (6), p. 27-32. https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/130
Igliori, S. B. C.; Abar, C. A. A. P.; Almeida, M. V. (2019). Continuidade e diferenciabilidade de funções reais: uma proposta de estudo dessas noções com a utilização do computador. Revemop, 1 (1), p. 24-43. https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/1725/1456
Jesus, D. N. (2018). O Uso Do Software GeoGebra para o Ensino de Função do 2º Grau: O Caso da 1ª Série do Ensino Médio de uma Escola Federal. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fuvates]. https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2491/1/2018DanilodoNascimentodeJesus.pdf
Junior, J. A. S. L. (2013). Estudo de Funções Afins e Quadráticas com o Auxílio do Computador. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3407
Junior, R. C. V. A. (2013). Desenvolvimento de Conceitos e Resolução de Atividades de Função Quadrática com o Uso do Software GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. https://pdfs.semanticscholar.org/fdb5/c7c1545913cb246cdd5199fd1dd768243d53.pdf
Kosloski, C. (2018). Função Quadrática: Uma Proposta para o Ensino Médio. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade do Estado de Santa Catarina]. https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=161010053
Leite, L. R. (2016). Considerações Sobre o Processo Ensino-Aprendizagem de Funções. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1508
Lima, E. P. (2016). Sequência Didática Usando o GeoGebra na Aprendizagem de Função Quadrática no Ensino Fundamental II. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5551
Lopes, S. P. (2014). Uma sequência didática para o ensino de parábola enquanto lugar geométrico. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11008
Manzan, A. P. A. L. (2014). A Apropriação dos Conceitos de Função Afim e Quadrática por Estudantes de Cursos de Engenharia. [Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba]. https://www.uniube.br/propepe/ppg/educacao/arquivos/2014/listaDissertacoes/Dissertacao-ana-paula-arantes.pdf
Medeiros, T. R. (2018). Esboço de gráficos: rigor na abordagem de funções Quadráticas. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Juiz de Fora, Rio de Janeiro. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central UFJF]. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7180
Melo, G. R. (2013). A Inserção do Software Kmplot na Aprendizagem de Funções Afim e Quadrática. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES]. http://hdl.handle.net/10737/595
Melo, L. A. S. (2013). Dois jogos de linguagem: a Informática e a Matemática na aprendizagem de Função Quadrática. [Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará]. http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/4540/1/Dissertacao_DoisJogosLinguagem.pdf
Menezes, R. C. (2015). Funções Quadráticas, Contextualização, Análise Gráfica e Aplicações. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4462
Minas Gerais. (2007). Proposta curricular - CBC: Matemática ensinos fundamental e médio. Belo Horizonte, MG: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Ministério da Educação (MEC). (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília MEC.
Miranda, J. B. (2018). Registros de Representação Semiótica de Funções Quadráticas: Análise de um Livro Didático. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecn. De São Paulo]. https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160982175
Minosso, A. (2018). Contribuições do Software de Geometria Dinâmica na Abordagem do Conceito de Função Quadrática no Ensino Fundamental. [Mestrado Profissional em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe].
Mogilka, M. (2016). O Uso da Planilha Eletrônica no Estudo das Funções e Equações Polinomiais. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9465
Moraes, A. G. (2014). Uma contribuição ao ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: Aplicação das funções quadráticas no lançamento de foguetes confeccionados com garrafa pet. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Rondônia].
Mossi, S. V. (2016). Análise Discursiva das Representações Semióticas Mobilizadas por Licenciandos em Matemática no Ensino e na Aprendizagem de Funções. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria]. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6764
Negrao, A. M. (2015). O GeoGebra como Proposta de Intervenção Pedagógica no Ensino da Função Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Pará].
Okada, S. (2013). Explorando gráficos das funções elementares por meio do software GeoGebra. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Santa Cruz]. http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201160281D.pdf
Oliveira, A. G. (2013). Funções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436.
Oliveira, W. A. (2017). Tecnologias Digitais na Formação continuada: situações de Ensino Articulando Geometria e Funções. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo. Biblioteca Depositária: UNIAN]. https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/12180
Paiva, M. A. B. (2016). Uma Proposta de Utilização do Winplot no Ensino da Função Quadrática nas Turmas do 9º Ano. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Tocantins]. https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=95008
Passos, P. P. S. (2016). Metodologias Ativas e tecnologia: Uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Quadrática com o auxílio do programa Socrative. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro]. http://hdl.handle.net/unirio/11280
Pereira, L. C. (2015). Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência com Modelagem Matemática. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11049
Pereira, R. M. (2015). Uma Proposta para o Ensino da Matemática: Abordagens Conceituais por Meio do GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências, Universidade do Grande Rio – Prof. Jose De Souza Herdy]. http://localhost:8080/tede/handle/tede/268
Pinheiro, P. G. R. (2017). Criação e Adaptação de Jogos para o GeoGebra. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9865
Pinto, M. J. A. (2017). Uma Abordagem Interdisciplinar no Estudo das Funções Afim e Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Pará, Rio de Janeiro].
Quilles, A. L. G. (2018). Uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem para o Ensino de Função Quadrática na Perspectiva da Resolução de Problemas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Londrina]. https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150600547
Reis, F. S. (2017). Uma proposta de estudo de funções quadráticas mediada pela tecnologia. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal Da Bahia]. http://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes.
Ribeiro, E. S. (2017). Modelagem com Funções Elementares no Ensino Médio: Uma Proposta Interdisciplinar Aliando Prática e Teoria. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas]. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2551
Ribeiro, D. M. A. A. (2013). Uma Abordagem Didática Para Função Quadrática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro]. http://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2017/08/22032013Dayse-Maria-Alves-de-Andrade-Ribeiro.pdf
Rocha, E. B. (2018). Abordagem da Função Quadrática por meio da sua Forma Canônica: Um Estudo de Caso numa Escola Pública de Juazeiro - BA. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Vale do São Francisco]. http://portais.univasf.edu.br/profmat/edson_binga_da_rocha_turma_2017.pdf
Rocha, L. A. S. (2013). A Utilização de Softwares no Ensino de Funções Quadráticas. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio Grande]. https://profmat.furg.br/images/TCC/TCC_Lucia_versaofinal_fichacatalografica.pdf
Romanello, L. A. (2016). Potencialidades do Uso do Celular na Sala de Aula: Atividades Investigativas para o Ensino de Função. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. http://hdl.handle.net/11449/148613
Sanfelice, P. C. (2017). Embalando e Despachando: A Relação Mútua Entre Modelos Geométricos e a Aprendizagem Escolar. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734
Santos, C. S. F. (2013). Ensino Das Funções, Afim e Quadrática, por Atividades. [Mestrado em Educação, Universidade do Estado Do Pará]. http://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/07/cristiane_do_socorro_ferreira_dos_santos.pdf
Santos, J. B. (2017). O conceito de Função Quadrática nos Livros Didáticos do Ensino Médio. Uma análise praxeológica das atividades propostas. [Mestrado em Educação Em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32256
Santos, J. C. C. (2016). Parábola e Suas Aplicações no Ensino Médio. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas]. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6213
Santos, V. P. (2015). Um Estudo da Pratica Docente com Base na Teoria Antropológica do Didático. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará].
Schroder, R. (2018). Tecnologias Móveis: Desafios e Perspectivas no Ensino e Aprendizagem de Matemática. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina].
Silva, A. C. O. (2016). Uso de Jogos nas Aulas de Matemática do Ensino Médio: Um Recurso Avaliativo do Conceito de Função. [Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande]. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2436/2/PDF%20-%20Ariana%20Costa%20Silva.pdf
Silva, C. V. (2015). Modelagem, Cálculo e GeoGebra: Uma Nova Proposta de Ensino para as Funções Quadráticas. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Tocantins].
Silva, E. A. (2015). Desenvolvimento de Aplicações no GeoGebra Direcionadas ao Ensino da Geometria Espacial e Função Quadrática. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará].
Silva, E. F. (2014). Utilizando Calculadora Gráfica no Ensino de Funções Afins e Quadráticas. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília]. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17186
Silva, F. G. (2018). A aprendizagem de Função Quadrática por meio de Modelagem Matemática envolvendo o movimento em aeronaves. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina]. https://www.udesc.br/cct/biblioteca.
Silva, J. W. S. (2017). A Utilização do Software GeoGebra como Ferramenta Didática na Aprendizagem de Funções Quadráticas. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Regional de Blumenau]. http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570996
Silva, J. P. A. (2014). Funções Afim e Quadrática com auxílio do Multiplano e Blocos Cúbicos. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal da Paraíba/João Pessoa]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7532
Silva, L. G. (2013). Variação de Parâmetros em Funções Elementares Utilizando o GeoGebra. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro].
Silva, M. R. S. (2018). Conhecendo um pouco sobre otimização: do ensino médio ao ensino avançado. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Fundação Universidade Federal De Sergipe].
Silva, R. A. (2014). Folhas de atividades para o ensino de função afim e quadrática: conceito e aplicações. [Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7081
Silva, S. C. (2018). O Estudo da Função Quadrática na Perspectiva da Modelagem Matemática no Software Modellus. [Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz]. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.212
Soares, C. A. (2014). Modelagem por Meio de Funções Elementares. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3944
Soares, J. H. S. (2013). Função Quadrática. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18654/1/JobsonHSS_DISSERT.pdf
Sousa, F. A. L. (2013). Funções Quadráticas - Estudo do Gráfico das Funções Quadráticas. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2957
Sousa, R. M. (2014). O uso do GeoGebra no Ensino de Função Quadrática. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará].
Souza, R. A. (2011). A modelagem matemática como proposta de ensino e aprendizado do conceito de função. Revista Educação Matemática Pesquisa, 13 (1). https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/5571
Syryczyk, E. F. (2015). Uso do GeoGebra no Ensino de Matemática com Atividades de Aplicação em Funções: uma Inserção na Educação Básica no Município de Vilhena – RO. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Rondônia].
Teixeira, I. R. G. (2016). A Influência do Software GeoGebra na Aprendizagem de Funções Quadráticas. [Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz].
Vázquez, P. S., Rey, G. & Boubée, C. (2008) El concepto de función a través de la Historia. Revista Iberoamericana de Educación Matemática.
Xavier, J. F. (2016). Análise da Função Quadrática, com Ênfase em seus Coeficientes, Via GeoGebra. [Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7102
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).