Ensino de estatística na educação básica em países da América Latina: uma revisão sistemática<br>La enseñanza de la estadística en la educación básica en los países de América Latina: una revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p425-451Palabras clave:
Ensino de Estatística, Educação Estatística, Revisão de Literatura, Revisão de Sistemática, Pesquisas sobre Ensino.Resumen
O presente artigo apresenta o desenvolvimento das produções em Educação Estatística, com foco em publicações da América Latina entre 2014 e 2019. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática, com a estratégia PICo, e como fontes para localização dos artigos foram usadas as bases, que apareceram nas buscas preliminares na plataforma da CAPES (base convencional) e também no Google Scholar. Para inclusão dos artigos, dois leitores independentes fizeram a leitura dos títulos e resumos, considerando os seguintes critérios de inclusão para a revisão : i) Desenvolvido na América Latina, ii) Aborda o Ensino de Estatística e iii) Comenta sobre o Ensino Básico ou algum aspecto dele. No caso da falta de concordância entre os dois revisores, um terceiro revisor independente realizou a leitura dos artigos e decidiu pela inclusão. Durante esse processo, um total de 659 artigos retornou das bases convencionais e 43 foram incluídos na revisão após aplicação dos critérios de inclusão. Em relação ao Google Scholar, 970 artigos retornaram da busca e 220 foram incluídos na revisão, após aplicação dos critérios de inclusão. Os resultados mostraram o Brasil como o maior produtor de artigos de Educação Estatística na América Latina, com foco no uso no ensino básico, a formação de futuros professores, o uso de tecnologias digitais, a resolução de problemas pelos jogos e interpretação das medidas estatísticas, presença de conceitos como pensamento, letramento e raciocínio estatístico na maior parte desses, enquanto, temas como educação especial e ensino infantil e história da estatística foram pouco abordados.
This article presents how production in statistical education has developed in the last five years, with a focus on publications generated in Latin America. A systematic review was used, with the PICo strategy. As sources for locating the articles, the databases used in preliminary searches were the Capes platform (conventional database) and Google Scholar. The publication period chosen was 2014 through 2019. To include the articles, two independent readers read the titles and abstracts, considering the following inclusion criteria for the review. They should: i) Be developed in Latin America, ii) Approach the statistics teaching and iii) Comment on basic education or some aspect of it. When two reviewers disagreed, a third independent reviewer read the articles and decided to include them. A total of 659 articles returned from conventional databases and 43 were included in the review after applying the inclusion criteria. Regarding Google Scholar, 970 articles returned from the search and 220 were included in the review, after applying the inclusion criteria. The results showed Brazil as the largest producer of articles in Latin America, encompassing articles on mathematical modelling used in basic education, prospective teachers’ training, the use of digital technologies, problem solving through games and interpretation of statistical measures, concepts such as thinking, literacy, and statistical reasoning in most of them, while topics such as special education and early childhood education and the history of statistics were rarely addressed.
En este artículo se presenta el desarrollo de producciones en educación estadística, con enfoque en publicaciones latinoamericanas entre 2014 y 2019. Para ello, se utilizó una revisión sistemática, con la estrategia PICo, y como fuentes para la localización de artículos se utilizaron las bases que apareció en búsquedas preliminares en la plataforma Capes (base convencional) y en Google Scholar. Para la inclusión de los artículos, dos lectores independientes leyeron los títulos y resúmenes, considerando los siguientes criterios de inclusión para la revisión: i) Desarrollado en América Latina, ii) Aborda la enseñanza de la estadística y iii) Comentarios sobre educación básica o algún aspecto de ello. Con la discrepancia entre dos revisores, un tercer revisor independiente leyó los artículos y decidió incluirlos. Durante este proceso, un total de 659 artículos regresaron de las bases convencionales y 43 fueron incluidos en la revisión después de aplicar los criterios de inclusión. Respecto a Google Scholar, 970 artículos devueltos de la búsqueda y 220 fueron incluidos en la revisión, luego de aplicar los criterios de inclusión. Los resultados mostraron a Brasil como el mayor productor de artículos en educación estadística en América Latina, enfocándose en el uso en educación básica, la formación de futuros docentes, el uso de tecnologías digitales, la resolución de problemas a través de juegos y la interpretación de medidas estadísticas, la presencia de conceptos como pensamiento, alfabetización y razonamiento estadístico en la mayoría de ellos, mientras que temas como la educación especial y la educación de la primera infancia y la historia de la estadística rara vez se abordaron.
Métricas
Citas
CAZORLA, Irene Mauricio; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, CB da. (2010). Trajetória e
Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado das Letras, p. 19-44.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin et al. (1998). A probabilidade e a estatística no ensino
fundamental: uma análise curricular.
Lopes, Celi Espasandin. (2008) "O ensino da estatística e da probabilidade na educação
básica e a formação dos professores." Cad. Cedes, Campinas 28.74 – p 57-73.
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. (2015).
Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342.
MOHER, David et al. (2010). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement.
SKOVSMOSE, Ole. 2013. Educação matemática crítica: a questão da democracia.CampinasSP: Papirus.
PORCIÚNCULA, Mauren et al. 2018. Every Citizen Needs to Know Statistics! What Are We Doing? Brazilian Research in Statistics Education. In: Mathematics Education in Brazil. Springer, Chammp. 249-263.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).