Letramento Estatístico: análise de um processo formativo do professor que ensina Matemática<br>Alfabetización Estadística: análisis de un proceso formativo del maestro que enseña a la Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p333-354Palabras clave:
Formação do Professor, Conhecimento Profissional Docente, Ensino de Estatística, Medidas de Tendência Central, Prática Reflexiva.Resumen
Este artigo objetivou analisar o conhecimento profissional docente de um grupo de professores participantes de um processo formativo no que se refere ao ensino de Medidas de Tendência Central (MTC), no âmbito do Programa Observatório da Educação. A metodologia da pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem de pesquisa-ação, contou com a participação de 12 professores da rede estadual de São Paulo que lecionam Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A coleta de dados foi feita em duas fases: diagnóstico e processo formativo. O diagnóstico propiciou a elaboração do plano inicial para o processo formativo, o qual permitiu ao grupo de professores, por meio das atividades e das discussões e das reflexões sobre a prática, aprofundar os conhecimentos acerca das características e das propriedades das MTC. Os resultados mostraram: a superação, por parte dos professores, da ideia de que a média geralmente é a mais adequada para indicar a tendência central de um conjunto de dados; a necessidade de ensinar o significado da moda; e a compreensão de quais são as dificuldades mais comuns entre os estudantes em relação à temática MTC. As ações formativas proporcionaram aos participantes motivação para a discussão, a reflexão e a disposição para expor concepções e questionamentos. Esse fato mostrou que tais práticas formativas podem ser desenvolvidas em outros contextos em cursos tanto de formação inicial como de formação continuada, possibilitando a outros professores ampliarem suas visões sobre essa temática voltada para o ensino de Estatística.
This article aimed to analyse the professional teaching knowledge of a group of teachers who participated in a training process regarding the teaching of measures of central tendency (MCT), under the scope of the Education Observatory Programme. The qualitative research methodology developed in the action research approach involved the participation of 12 teachers from the São Paulo state network who teach mathematics in middle school and high school. Data collection was carried out in two phases: diagnosis and formative process. The diagnosis allowed the preparation of the initial plan for the formative process, which allowed the group of teachers, through activities, discussions, and reflections on practice, to deepen their knowledge on the characteristics and properties of the MCTs. The results showed: the overcoming, by the teachers, of the idea that the mean is usually the most appropriate to indicate the central tendency of a data set; the need to teach the significance of the mode; and the understanding of which are the most common difficulties among students regarding the MCT theme. The formative actions provided participants with motivation for discussion, reflection, and a willingness to expose conceptions and questionings. This fact showed that such training practices can be developed in other contexts, both in initial and continuing education courses, allowing other teachers to broaden their views on this topic focused on statistics teaching.
Este artículo tiene por objetivo analizar al conocimiento profesional docente de un grupo de maestros participantes de un proceso de formación en el cual se refiere a la enseñanza de medidas de tendencia central (MTC), en el ámbito del Programa Observatorio de la Educación. La metodología de la investigación cualitativa desarrollada en el abordaje de investiga-acción ha contado con la participación de 12 docentes de la red estadual de São Paulo que enseñan la matemática a estudiantes de secundaria. La colección de datos se hizo en dos etapas: diagnóstico y proceso formativo. El diagnóstico permitió la elaboración del plan inicial para el proceso formativo, el cual permitió al grupo de docentes, a través de las actividades y discusiones y reflexiones sobre la práctica, profundizar los conocimientos respecto a las características y de las propiedades de las MTC. Los resultados mostraron: por parte del profesorado, la superación de la idea que la media generalmente es la más adecuada para indicar la tendencia central de un conjunto de datos; la necesidad de ensenar el significado de la moda; y la comprensión de las dificultades más comunes entre los estudiantes con relación a la temática MTC. Las acciones formativas proporcionaron a los participantes motivación para la discusión, la reflexión y la disposición para exponer concepciones y cuestionamientos. Eso ha mostrado que tales prácticas formativas pueden desarrollarse en otros contextos en curso, tanto de formación inicial como de formación continuada, permitiendo a otros maestros que amplíen sus visiones sobre esa temática direccionada a la enseñanza de estadística.
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