ChatGPT e educación matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156

Palabras clave:

Educación matemática, Inteligencia artificial, ChatGPT

Resumen

El objetivo de este artículo es debatir y abordar cuestiones relacionadas con las nuevas posibilidades y retos que plantea a la enseñanza de las matemáticas la popularización de la inteligencia artificial. Pero ¿qué es exactamente la IA? Consideremos si el ChatGPT actual no es simplemente una versión actualizada de la calculadora de hace cuarenta años, el ordenador de sobremesa conocido como "PC" e Internet de las fases anteriores de las tecnologías digitales en la educación matemática. El texto pretende considerar noticias recientes sobre el tema, así como una serie de pruebas sencillas realizadas por los autores con este recurso, además de explorar cuestiones relacionadas con la ética y la generación de problemas para colectivos de seres humanos en constante cambio con las tecnologías digitales. El estudio sugiere que aún nos enfrentaremos a inmensas preocupaciones éticas, pero será de suma importancia que pensemos en problemas a resolver para este tipo de colectivos.

Biografía del autor/a

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018). É coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

Valci Rodrigues Balbino Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Matemática

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Publicado

2023-10-03

Cómo citar

BORBA, M. de C.; BALBINO JUNIOR, V. R. ChatGPT e educación matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63304. Acesso em: 22 dic. 2024.