Saberes docentes e educação estatística: composições analíticas no ensino médio

Autores/as

  • Alessandra de Abreu Corrêa Pontificia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Palabras clave:

Educação Estatística, Ensino Médio, Saberes docentes

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística. O objetivo foi diagnosticar e compreender como os saberes docentes são construídos na prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Médio. A análise dos saberes das ciências da educação emergiu das concepções docentes evidenciadas em um questionário misto, respondido por oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela/RS. Segundo estes sujeitos, a consideração dos saberes dos estudantes, a interligação das disciplinas escolares e o foco na resolução de problemas seriam suas principais ferramentas teóricas para ensinar Estatística no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Alessandra de Abreu Corrêa, Pontificia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Especialização em Estatísitica Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

Corrêa, A. de A. (2012). Saberes docentes e educação estatística: composições analíticas no ensino médio. Educação Matemática Pesquisa, 14(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8125

Número

Sección

Artigos