Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos

Autores/as

  • Helena Noronha Cury UNIFRA

Palabras clave:

Objetivos, Erros, Dificuldades, Obstáculos.

Resumen

Após a realização de várias pesquisas sobre um determinado tema, é preciso analisar o que tem sido feito e entender os objetivos das investigações realizadas. Neste artigo, é apresentada uma análise dos objetivos de 59 dissertações da área de Ensino de Ciências e Matemática, com o propósito de responder à questão: o que querem os investigadores que pesquisam erros, dificuldades, obstáculos ou desempenho nas produções escritas em Educação Matemática? A resposta a essa questão foi obtida por meio da análise de conteúdo desses objetivos e sua classificação foi feita segundo os significados dos verbos usados e as abordagens metodológicas empregadas nas pesquisas. Concluiu-se que os objetivos são, em geral, pragmáticos e que os investigadores procuram descobrir a realidade sobre o tema, examinando minuciosamente os dados, classificando-os e refletindo sobre eles.

Métricas

Vistas del PDF
3,566
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026259
|

Publicado

2012-06-22

Cómo citar

CURY, H. N. Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 237–256, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8751. Acesso em: 9 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos