Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos
Palabras clave:
Objetivos, Erros, Dificuldades, Obstáculos.Resumen
Após a realização de várias pesquisas sobre um determinado tema, é preciso analisar o que tem sido feito e entender os objetivos das investigações realizadas. Neste artigo, é apresentada uma análise dos objetivos de 59 dissertações da área de Ensino de Ciências e Matemática, com o propósito de responder à questão: o que querem os investigadores que pesquisam erros, dificuldades, obstáculos ou desempenho nas produções escritas em Educação Matemática? A resposta a essa questão foi obtida por meio da análise de conteúdo desses objetivos e sua classificação foi feita segundo os significados dos verbos usados e as abordagens metodológicas empregadas nas pesquisas. Concluiu-se que os objetivos são, em geral, pragmáticos e que os investigadores procuram descobrir a realidade sobre o tema, examinando minuciosamente os dados, classificando-os e refletindo sobre eles.Métricas
Vistas del PDF
3,566
Descargas
Publicado
2012-06-22
Cómo citar
CURY, H. N. Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 237–256, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8751. Acesso em: 9 ene. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).