Por que reformular o projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Matemática? Com a palavra, os coordenadores

Autores/as

  • José Wilson Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Nova Andradina/MS)
  • Marcio Antonio Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande/MS)

Palabras clave:

Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Currículos

Resumen

Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com coordenadores de um curso de licenciatura em Matemática que exerceram o cargo, entre 2000 e 2010, em uma universidade do interior de Mato Grosso do Sul. O objetivo principal foi identificar quais os fatores que levaram os professores do curso a reformularem os projetos pedagógicos, bem como categorizar a cultura escolar dominante no grupo docente que participou de cada processo. Concluímos que as motivações para as modificações ocorridas mudaram da imposição de normas internas ou externas para um consenso do grupo sobre a necessidade de criar uma identidade para o curso. Sobre a cultura escolar, no período investigado, houve uma transição entre um grupo onde prevalecia a cultura de separação para uma equipe que possuía atitudes colaborativas.

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Publicado

2012-04-30

Cómo citar

SANTOS, J. W.; SILVA, M. A. Por que reformular o projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Matemática? Com a palavra, os coordenadores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9011. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos